Santa Cruz do Sul

Guarda Municipal realiza treinamento com armas longas

Integrantes da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul participaram, na última quinta-feira, 1º, do Curso Complementar de Habilitação em Armas Longas. A prefeita Helena Hermany esteve no CTK Clube de Tiro, no início da manhã, para acompanhar um pouco da capacitação dos servidores.

O treinamento foi organizado pela Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, criada neste ano, dentro do projeto de reestruturação do Sistema Municipal de Segurança proposto pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob).

LEIA TAMBÉM: Atribuições da Guarda Municipal não mudam em Santa Cruz; entenda a discussão

Publicidade

Todo o efetivo da Guarda já habilitado ao porte funcional de arma de fogo, dividido em cinco turmas, está sendo habilitado. Na quinta-feira, a quarta turma concluiu o treinamento de 40 horas. Conforme o coordenador da Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, Cláudio Santos dos Santos, o curso consiste em treinamentos básicos de fundamentos de tiro e técnicas básicas de manejo e condução de arma longa – espingarda.

Além disso, também são trabalhadas técnicas avançadas, com simulação de diversas situações de emprego de arma longa, como abordagem a pessoas e veículos, tiro em deslocamento e tiro embarcado, entre outros. Nesta quinta-feira, 8, a quinta e última turma concluirá a habilitação.

LEIA TAMBÉM: Guardas municipais recebem capacitação para atuar como agentes fiscalizadores de trânsito

Publicidade

Desta forma, a Prefeitura contará com 56 guardas municipais com porte funcional de arma de fogo ativo e válido, estando habilitados a trabalhar com este equipamento. Titular da Sesmob, Valmir José dos Reis destacou que tais iniciativas não seriam possíveis sem as alterações legislativas propostas pela atual Administração Municipal.

Conforme o secretário, a criação da academia se tornou um marco que garantirá aos cofres da Prefeitura uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão na formação do efetivo da segurança pública municipal. “Estamos no caminho certo para, aperfeiçoando as instituições públicas, prestar um serviço de qualidade”, declarou.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal vai aderir a ferramenta de gestão integrada de segurança

Publicidade

A prefeita contou que tem recebido diversos comentários positivos sobre a sensação de segurança em Santa Cruz do Sul, por parte de turistas e pessoas da comunidade. Ela creditou a constatação ao trabalho que os profissionais da Sesmob vem realizando, juntamente com as outras forças públicas que atuam no município. “A Guarda Municipal é a Prefeitura presente 24 horas na vida do cidadão e realmente está conseguindo fazer com que nossa cidade se destaque neste quesito”, comentou.

Ao final da visita, Helena Hermany foi agraciada com um certificado de reconhecimento pelas ações em prol da qualificação da Guarda Municipal.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal prende suspeito após tentativa de furto de fios em prédio da Prefeitura

Publicidade

Aprimoramento do efetivo

Este foi o segundo curso desenvolvido pela Academia da Guarda Municipal. O primeiro foi de formação de agentes de trânsito, que habilitou 25 guardas municipais a desempenharem plenamente todas as atribuições de fiscalização de trânsito, no período de agosto e setembro de 2022.

Ainda em dezembro, terá início o curso de formação de guardas municipais para os candidatos aprovados no concurso público 001/2019, e para os fiscais de trânsito complementarem a formação, enquadrando-se na nova nomenclatura de Guarda Municipal e de Trânsito.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.