Com o objetivo de ampliar a sensação de segurança no Centro de Santa Cruz do Sul, a Guarda Municipal passou a integrar, desde essa quinta-feira, 27, o posto da 1º Companhia da Brigada Militar, na Praça Getúlio Vargas, que agora é compartilhado pelos dois órgãos. A partilha da sede faz parte de um projeto que pretende ampliar a atuação da Guarda, em colaboração com o trabalho da Brigada e da Polícia Civil.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o local deve passar por reparos para abrigar as equipes. “Vamos fazer algumas melhorias que devem contemplar pintura e mobiliário, mas é algo simples”, comentou. Outra medida para ampliar a atuação da Guarda, que deve ser concretizada nos próximos meses, é a criação de uma sala integrada de comando e controle de videomonitoramento.
Hoje, o sistema adotado transmite as imagens captadas pelas câmeras para a Brigada Militar e a Guarda Municipal, em prédios diferentes. A ideia é criar um único ambiente integrado onde, além da BM e da Guarda, também haverá espaço para a Polícia Civil, agentes de trânsito e outras forças.
Publicidade
O coordenador da Guarda Municipal, Estor Iochims, que sugeriu a integração com a Brigada, afirma que o momento marca a sintonia dos efetivos. “É um trabalho ostensivo, para inibir atos criminosos e promover a sensação de segurança. Vamos buscar intercalar os turnos para poder prolongar a atuação na praça e garantir que sempre haja uma equipe a postos”, frisou.
Para o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), tenente-coronel Valmir José dos Reis, a integração representa um avanço para a sociedade e para a segurança pública. “São forças que irão se complementar com um objetivo em comum, que é a segurança da população, o que é algo muito bom para a sociedade.”
Publicidade
This website uses cookies.