Desde o início do ano, a Guarda Municipal, que conta atualmente com 69 agentes, vem ampliando de forma gradual sua atuação no município. Além do QG na Avenida Independência, há efetivos no módulo compartilhado entre GM e BM na Praça Getúlio Vargas. Recentemente, uma equipe dos guardas também se instalou no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande. “A partir de lá saem os atendimentos para os bairros da Zona Sul”, explicou o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves.
Segundo o coordenador da GM, o objetivo é aumentar ainda mais a atuação do efetivo. “Queremos reformular a logística de trabalho. Temos um projeto já para um outro módulo, em uma área da Zona Sul. Hoje temos os loteamentos Santa Maria, Mãe de Deus, Viver Bem, as pontes unindo os locais, junto do Rauber. São áreas que precisam de uma atenção maior e já projetamos um ponto-base naquelas imediações também.”
LEIA MAIS: Módulo da Guarda Municipal passa a operar em Linha Santa Cruz
Publicidade
Essa ampliação vem de acordo com um novo regramento. “As guardas municipais foram criadas com um propósito mais patrimonial. Ao longo do tempo, elas vêm ganhando um caráter mais de polícia, trabalhando junto às demais forças de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, no conceito de ação mais na rua, estar mais próximo das comunidades, conhecer de fato a realidade, inibir o crime e não deixá-lo se expandir.”
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal flagra aglomeração no aeroporto
Publicidade