A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, realizou na manhã desta sexta-feira, 5, na sala 101, Bloco 1, da Unisc a solenidade do curso de formação de 16 guardas municipais, que foram empossados no dia 9 de fevereiro deste ano. Com os novos formandos a corporação passará a ter 74 integrantes.
As atividades iniciaram no dia 9 de março, estendendo-se até o dia 3 de junho, sob coordenação administrativo-pedagógica do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), que pela primeira formou uma turma de guardas municipais. O curso contabilizou a carga horária de 476 horas, desenvolvida de forma intensiva com aulas de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, durante 12 semanas nas dependências da Unisc. Após a conclusão do curso haverá a última fase da formação, com aulas teóricas e práticas sobre habilitação e porte de arma de fogo.
Como ministrantes estiveram profissionais renomados, integrantes da Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Unisc e palestrantes convidados. A temática seguiu as normas da matriz curricular nacional, estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Publicidade
Os objetivos gerais do curso visaram qualificar a atuação da Guarda Municipal na criação e aperfeiçoamento de padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação, destacando o papel do município no Sistema Único de Segurança Pública, assim como fortalecer a cidadania e a relação entre os guardas e a sociedade.
Para receber o certificado, os novos guardas municipais foram chamados pela coordenadora geral do Cepru/Unisc, professora Luci Elaine Krämer. Os certificados foram entregues pelo coordenador da Guarda Municipal e Defesa Civil, Tenente José Joaquim Dias Barbosa e pelo corregedor da Guarda Municipal, Estor Luiz Iochims. Ambos coordenadores do curso de formação.
Conforme o tenente Barbosa a Guarda Municipal, ao longo de 19 anos de atuação, sempre teve como missão cumprir o seu dever. “Temos a nobre missão de zelar pela nossa sociedade e pelos bens do município. Que sejam profissionais atuantes e que tenham orgulho em fazer parte da Guarda Municipal, que continuará elevando o nome de Santa Cruz do Sul.”
Publicidade
This website uses cookies.