Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FESTA DA ALEGRIA 🇩🇪

Grupos de dança inauguram a programação cultural da 38ª Oktoberfest

Foto: Alencar da Rosa

Grupo Frohtanz, de Vera Cruz, foi o primeiro a se apresentar e chama a atenção pela longevidade da participação dos casais

A programação cultural da 38ª Oktoberfest foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 6, com apresentações de danças alemãs de grupos folclóricos de Santa Cruz do Sul e região. Os espetáculos ocorreram a partir das 20 horas, no palco montado junto ao pórtico principal, e chamaram a atenção de todos que chegavam à Festa da Alegria.

» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪  

Grupo Der Deutsche Judendtanz, de Vale do Sol, exaltou a renovação dos integrantes e o número de 17 casais fixos participantes | Foto: Alencar da Rosa

O primeiro grupo a se apresentar foi o GD Frohtanz, de Vera Cruz, seguido pelo Der Deutsche Judendtanz, de Vale do Sol; grupos adulto e juvenil do Centro Cultural 25 de Julho (Kronnentanz e Polka) e o SCF Oktobertanz, ambos de Santa Cruz.

Publicidade

Mártin Goldmeyer, coordenador de Cultura e Folclore, explica que são 50 grupos de 22 municípios que trarão aproximadamente mil integrantes, um número recorde. “Estamos muito felizes. Pensamos que grupos de cidades afetadas pelas cheias desistiriam, mas eles mantiveram as inscrições”, comemora.

LEIA TAMBÉM: Entrevista exclusiva com Ana Castela: “Tô chegando, galera!”

Segundo ele, muitas dessas entidades já se apresentaram em outras ocasiões e buscam se inscrever sempre que possível. Outros, porém, são chamados por meio de convites públicos feitos pela Associação de Grupos Folclóricos Germânicos. “Os daqui da nossa regional não perdem a oportunidade, enquanto outros vêm esporadicamente. Tem também aqueles que se apaixonaram pela festa e retornam todo ano.”

Publicidade

Ele destaca os grupos vindos de Estrela e Frederico Westphalen, tanto pelo número de integrantes como pela representatividade. Também integrante da comissão organizadora, Celi Durante reforça a intensa procura registrada desde os primeiros dias. “Muitas entidades confirmaram nos primeiros dias. Eles amam a nossa festa, vêm para cá e acham tudo maravilhoso, por isso retornam”, observa. Ela também cita a importância desse tipo de atividade para cultuar as tradições e transmiti-las às novas gerações, além de divulgar Santa Cruz para todo o Estado.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana será de muita música, gastronomia e cultura; veja atrações

Estarão presentes grupos folclóricos de Vera Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires, Lajeado, Arroio do Meio, Estrela, Restinga Seca, Marques de Souza, Dois Irmãos, Santa Maria, Tupandi, Forquetinha, Mato Leitão, Colinas, Campo Bom, Ibirubá e Garibaldi, entre outros. Além das demonstrações no pórtico principal ao longo de vários dias, eles circularão pelo parque durante as rondas folclóricas, animando os visitantes em todos os cantos da festa.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE OKTOBERFEST

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.