O município de Ipê, integrante da Diocese de Vacaria, recebe nesta terça-feira, 13, a 46ª Romaria da Terra. A caminhada começou às 8h30 e nesta edição teve como tema Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida. Conforme o técnico agrícola e integrante da coordenação da Comissão Pastoral da Terra na Diocese de Santa Cruz, Maurício Queiroz, o evento religioso é voltado para agricultores e agricultoras, pois a romaria reflete a realidade dos trabalhadores do campo e sempre possui uma temática voltada às questões da terra.
O momento será também de escuta e reflexão sobre o meio ambiente. “A romaria é um evento de caminhada e de celebração. Fortalecer a esperança e a fé por um mundo melhor”, afirmou Queiroz em entrevista para a Rádio Gazeta 107,9 FM. Além de grupos pequenos, estão presentes caravanas de Santa Cruz do Sul, Candelária, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e demais municípios. A organização espera pelo menos 10 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM: Mercado ilegal de tabaco: um debate que interessa a todos
Publicidade
De acordo com Queiroz, a programação começou às 6 horas, quando um grupo de jovens acolheu os romeiros em uma comunidade perto do lugar de início da romaria. Por volta das 8h30, foi realizada uma caminhada com cerca de 3 quilômetros. Na chegada, foi celebrada uma missa.
A programação conta ainda com um momento para alimentação, apresentações culturais, oficinas temáticas e feira da agricultura familiar. O encerramento ocorrerá às 15 horas, com bênção.
LEIA TAMBÉM: Lavouras de soja têm sinais de estresse hídrico; entenda a situação
Publicidade
Sobre o tema, Queiroz explica que escutar a mãe terra é ouvir o grito da natureza que está reagindo às mudanças e chamando a atenção das pessoas. Para o técnico agrícola, a sociedade tem duas escolhas: trilhar um caminho autodestrutivo ou de racionalidade. “Podemos pensar novos meios de viver no planeta, sem destruição e pensando no futuro das novas gerações”, disse.
Segundo Maurício Queiroz, a Diocese de Santa Cruz do Sul já sediou três Romarias da Terra, uma em Herveiras em 1990; depois em 2005, em Cruzeiro do Sul; e a última em Ilópolis, em 2022. “Os Vales do Rio Pardo e Taquari, especialmente Rio Pardo, são regiões que possuem em destaque a agricultura familiar e a Romaria da Terra reflete muito a realidade desse grupo”, apontou.
Colaborou Ronaldo Falkenback
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.