A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), através do Projeto Verde é Vida, realizou nessa sexta-feira, 16, o Encontro de Grupos Ambientais da Região de Atuação Santa Cruz do Sul, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Estiveram envolvidos 300 alunos de escolas parceiras de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Durante a manhã, a programação teve solenidade de abertura, palestras e apresentação das atividades realizadas pelos grupos ambientais nas comunidades. À tarde, os participantes vivenciaram momentos de confraternização em uma gincana.
De acordo com o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, a agenda possibilitou momentos de troca de experiências entre estudantes e professores. A secretária municipal de Educação de Santa Cruz, Jaqueline Marques, também prestigiou o evento. “É um dia para aprender e ensinar, um dia muito rico”, destacou.
Entre as escolas que apresentaram seus trabalhos esteve a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, de Passo da Areia, Rio Pardo. As estudantes Mirela dos Santos Pereira, de 12 anos, e Isabelle da Silveira Silveira, de 13, falaram sobre as ações do Grupo Ambiental Vigilantes da Natureza.
Publicidade
O mais recente projeto ambiental desenvolvido no educandário estimula a produção de húmus nas pequenas propriedades através da vermicompostagem. “Incentivamos que as pessoas tenham minhocários, como forma de acelerar a compostagem orgânica com ajuda das minhocas. Nosso objetivo é propor soluções para transformar o lixo em algo útil e rentável, como o adubo orgânico e o húmus”, destaca Mirela.
Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, Vera Cruz, destacou as ações conduzidas pelo Grupo Ambiental Gefah. “Nosso grupo existe desde 2014 e integra alunos do Grêmio Estudantil e representantes de todas as turmas do 6º ao 9º ano”, destaca Samuel Ernesto Krambeck, de 15 anos.
O objetivo do Gefah é realizar atividades de cunhos social e educativo, sempre com suporte de professores e da direção. Conforme a jovem Tainê Carvalho da Silva, de 13 anos, no âmbito ecológico as turmas são incentivadas a auxiliar nos cuidados com a horta escolar, no plantio de árvores e na coleta de sementes, de óleo saturado, garrafas pet e latinhas.
Publicidade
Garotada do bem
300 alunos participaram da atividade
Bolsa de Sementes
Um total de R$ 6,5 mil foi o valor que a Escola Municipal Felipe Becker, de Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul, recebeu do programa Bolsa de Sementes, do Projeto Verde é Vida. O resultado do 17o ano ambiental foi divulgado no evento dessa sexta-feira. O trabalho realizado pelas escolas parceiras prevê a coleta de sementes nativas, que são enviadas para a Afubra. Depois, o material vai para Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde é armazenado e distribuído para a produção de mudas. Segundo a professora Delani Grasel, é o maior cheque do programa desde 2006. Os recursos já possibilitaram muitos investimentos. “O segredo é o engajamento de toda a comunidade, que nos ajuda na coleta de sementes”, revela a educadora. Para incentivar a adesão de todos, o educandário oferece premiações para as famílias, como passeios e vale-compras nas lojas da Afubra. Somente no último ano ambiental foram coletados 160 quilos de sementes, que são separadas, limpas, pesadas e empacotadas pelo Grupo Ambiental Araucária.
Os grupos
O Encontro de Grupos Ambientais da Região de Atuação Santa Cruz do Sul, no Parque da Expoagro Afubra, reuniu nessa sexta-feira as apresentações dos seguintes Grupos Ambientais:
GA Vigilantes da Natureza,
da Escola Olavo Bilac,
de Rio Pardo;
GA Araucária, da Escola Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul;
GA Amigos da Natureza, da Escola José de Anchieta,
de Passo do Sobrado;
GA Amantes da Natureza,
da Escola Nossa Senhora
da Glória, de Sinimbu;
GA Gefah, da Escola Augusto Hannemann, de Vera Cruz;
GA Defensores da Natureza, da Escola Felipe dos Santos, de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS: Encontro do Projeto Verde é Vida destaca ações sustentáveis
This website uses cookies.