Grupo se reúne com irmãs superioras, mas não consegue retorno do altar ao Santuário

Um grupo de santa-cruzenses do movimento pela permanência do Santuário de Schoenstatt em seu local original dirigiu-se recentemente a Santa Maria, para uma reunião com as superioras da Congregação Irmãs de Maria de Schoenstatt. O encontro teve como objetivo o retorno do altar e da estátua do padre José Kentenich, retirados do local e transferidos para o Centro no fim do ano passado. As conversas, no entanto, não evoluíram e a questão só deve ter alguma definição após reunião das representantes da congregação com o Ministério Público, que ocorre nesta quinta-feira, 15.

“Elas continuam com a ideia de transferir para outro local, na área central. Nós colocamos todos os pontos contrários do Centro, como acesso e estacionamento. Não existe nenhuma área que possa abrigar o Santuário”, diz Leoni Cristina Vila, uma das representantes do movimento. Ela levanta ainda outras questões, como impacto ambiental e número de visitantes de uma nova construção. “Não há lugar para parar os ônibus e nem há como fazer romaria. Não tem lugar no Centro”, completa.

LEIA MAIS: Santuário de Schoenstatt reabre no endereço antigo na próxima terça

Publicidade

Mesmo que haja um projeto para a compra de uma nova área e construção de um novo Santuário, Leoni entende que os pertences poderiam seguir no antigo local até que tudo esteja pronto. “Nós questionamos o que seria feito com o altar e os demais pertences do Santuário, e se elas (as Irmãs) poderiam devolvê-los à população nesse meio tempo. Elas, no entanto, disseram que só poderiam dar alguma resposta após a reunião com o Ministério Público.”

Leoni ressalta que o Santuário recebe um bom número de fiéis desde que foi reaberto, no fim de maio. Em junho, segundo os dados da associação, foram mais de 300 visitantes. O local está aberto nas terças, quintas e domingos à tarde e conta com a presença da Guarda Municipal para garantir a segurança. Cerca de 30 voluntários se revezam para a limpeza e manutenção das instalações. Uma ânfora foi disponibilizada para receber os pedidos e também há distribuição de água benta.

LEIA TAMBÉM: Aprovada inclusão do Santuário de Schoenstatt no patrimônio histórico de Santa Cruz

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.