Pouco mais de um ano após o plantio da primeira parte da recuperação de uma nascente no interior de Gramado Xavier, uma segunda etapa ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 11. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do Verde é Vida, junto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Moré, de Pinhal Novo, plantou 150 mudas de 12 espécies nativas na nascente do Arroio dos Francos, em Três Léguas, na propriedade de Nilson e Vera Jandrey e de Mara Rodrigues.
LEIA TAMBÉM: Meu Bairro Mais encerra 2023 com ação em Linha Santa Cruz
O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, se disse feliz pela entidade fazer parte da proposta e reforçou a importância da produção sustentável e da necessidade de se conservar as nascentes e o solo. As mudas foram plantadas pelos alunos do Grupo Ambiental (GA) Camboatá com o auxílio de professores, equipe da Afubra e da Prefeitura de Gramado Xavier e dos proprietários. “É muito bom ver os alunos e professores engajados nesse projeto”, disse o vice-prefeito de Gramado Xavier, Airton Berté.
Após o plantio, foi inaugurado o Viveiro Pedagógico da Escola João Moré, que conta com o apoio da Afubra, Sicredi, Cerfox e Prefeitura de Gramado Xavier.
Publicidade
A Escola João Moré, por meio do Grupo Ambiental Camboatá, mantém o Projeto Herdeiros das Águas. Este, por sua vez, integra o Projeto NasceVida – assim renasce um rio, do Verde é Vida. O objetivo é recuperar quatro nascentes de Gramado Xavier. Os próximos dois pontos a serem contemplados estão na propriedade de Lori Janes: do arroio Lajeado Simões e do arroio Palmeiras. A quarta nascente é a do arroio Manjolo.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.