Categories: Regional

Grupo de trabalho será criado para instalação de estação experimental da Embrapa

Defendida por prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), a instalação da estação experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Centro Serra está bem encaminhada. O órgão, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se interessou com a possibilidade de ter uma unidade na região, e animou os participantes da reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 11, em Ibarama.

O encontro, que integrou a programação do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, contou com a presença do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Clenio Pillon. Segundo o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e secretário da AMCSerra, Vanoir Koehler, foi solicitada a criação de um grupo de trabalho, que vai elaborar um projeto para a instalação da unidade na região.

Conforme Vanoir, o projeto envolve questões como os recursos necessários para a instalação, a designação de uma equipe responsável e também o foco da atuação desta estação. “Já montamos a equipe, que terá a primeira reunião na manhã do próximo dia 21”, explicou.

Publicidade

O grupo contará, além de Vanoir, com o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, o vice-prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, o coordenador do APL Vale do Rio Pardo, Jesus Edemir Rodrigues, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Soledade, Carlos da Rosa, e o extensionista da Emater de Sobradinho, Luis Fernando de Oliveira.

“Temos uma atuação histórica aqui na região”

Clenio Pillon se reuniu com os prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), vice-prefeitos e vereadores durante a tarde desta sexta, onde explanou sobre o trabalho desenvolvido pela Embrapa. Ele lembra que, recentemente, recebeu uma comitiva regional na estação em Pelotas. “Viemos ouvir as principais demandas. Temos uma atuação histórica aqui, de mais de 30 anos. Mas queremos também reforçar esse compromisso que temos”, explicou.

Publicidade

Para Pillon, a região Centro Serra se destaca na produção de alimentos importantes para o país. “A diversificação nas propriedades é fundamental para o produtor reduzir seus custos, riscos e gerar mais renda. É com essa perspectiva que a Embrapa tem colocado o seu conhecimento e sua capacidade de geração de novas tecnologias à disposição da agricultura familiar, que é tão fundamental para o desenvolvimento regional”, reforçou.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.