Não existem casos suspeitos de coronavírus no Centro-Serra. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, 17, na sala de reuniões da prefeitura de Sobradinho. Em uma coletiva de imprensa, com a presença do grupo de trabalho que está à frente da contenção do coronavírus na região, foram destacadas orientações sobre medidas adotadas de forma conjunta após uma reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro-Serra (Amcserra).
Na oportunidade, como interlocutores dos gestores municipais de saúde, Nilo Wietzke (Sobradinho), Ana Feron (Segredo) e Veridiana Limberger (Arroio do Tigre) deixaram claro que não é necessário entrar em pânico em virtude da pandemia, mas é preciso ter muita cautela para evitar o contágio, tendo em vista que a rede pública, que já recebe um grande público de pacientes com ouras enfermidades, pode ficar sobrecarregada com o alto índice de procura em virtude do Covid-19.
Na sequência, as enfermeiras Roberta Mota (Sobradinho) e Maria Cristina Chiapinotto (Lagoa Bonita do Sul), acompanhadas pelo médico Mauro Gimenez Olazar, esclareceram dúvidas e falaram a respeito das ações que estão sendo adotadas para melhor receber os pacientes que apresentem sintomas ou procurem as unidades de Saúde. Todos frisaram veementemente que pessoas que estão com sintomas leves devem permanecer em casa. “É preciso que todos sejam responsáveis. É importante prestar atenção à tríade: febre, tosse e dificuldade respiratória. A busca desenfreada pelo sistema hospitalar pode, inclusive, trazer mais riscos de contaminação e criar uma enorme demanda”, salientou a enfermeira Roberta Mota.
Publicidade
LEIA MAIS: Brasil tem a primeira morte por coronavírus
Festas e aglomerações já foram canceladas, inclusive encontros de todos os grupos de idosos, hipertensos e diabéticos. Embora não seja proibida a realização de eventos, os profissionais pedem que se evitem encontros com muitas pessoas. As aulas das redes estadual e municipal serão canceladas na quinta-feira, 19. “Porém pedimos que os pais mantenham as crianças em casa. Não são férias, mas resguardo”, comentou a enfermeira Roberta.
Os profissionais de saúde passarão a utilizar máscaras a partir de segunda-feira, 23, quando inicia a campanha de vacinação anual contra a gripe. As doses serão aplicadas, inicialmente, em idosos e profissionais de saúde.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre o Covid-19
Recomendações
O corpo técnico salientou algumas orientações para os moradores da região Centro-Serra, as quais seguem normativa do Ministério da Saúde. As medidas gerais incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves permaneçam em casa ou liguem para as unidades de Saúde para esclarecer dúvidas.
Publicidade
Pessoas que tiveram contato com quem tenha vindo para o Centro-Serra de outros países, ou retornaram de viagens internacionais, devem ficar em casa por sete dias, mesmo sem sintomas. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.
LEIA TAMBÉM: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir
Para os serviços públicos e privados, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis. Há ainda a orientação sobre o uso de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O Ministério da Saúde recomenda que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde. Para áreas com transmissão local da doença, é recomendado que idosos e doentes crônicos evitem contato social com aglomeração de pessoas.
Publicidade
A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinarem. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerar o diagnóstico para o coronavírus.
LEIA MAIS: Decreto regional proíbe eventos e aglomerações no Centro-Serra
Publicidade
This website uses cookies.