Um grupo de sete orcas foi avistado por pesquisadores na praia de Brava do Cambury, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O registro foi feito na quinta-feira, 24. Os animais vêm da Patagônia, na Argentina, e migram em direção ao norte nesta época do ano em busca de águas mais quentes, diz Hugo Gallo, diretor do Instituto Argonauta, que faz o monitoramento das orcas. O destino do grupo deve ser a baía de Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
De acordo com o pesquisador, a observação dos animais no litoral de São Paulo tem se tornado cada vez mais frequente. “Eu cheguei a passar dez anos sem ver uma orca e, só neste ano, tivemos pelo menos cinco avistamentos na região de Ubatuba e Ilha Bela”, afirma.
As orcas, que pertencem à mesma família dos golfinhos, podem medir até 10 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas. Carnívoras, elas se alimentam de peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas e até baleias, quando caçam em grupo.
Publicidade
Segundo Gallo, elas não oferecem perigo desde que não sejam abordadas. Uma portaria do Ibama de 1996 proíbe que embarcações se aproximem a menos de 100 metros das orcas com os motores ligados e perseguir qualquer baleia por mais de 30 minutos, ainda que respeitada a distância estipulada.
This website uses cookies.