Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sob nova direção

Grupo de Minas Gerais assume Dom Alberto

Uma das principais instituições de ensino do Vale do Rio Pardo está sob nova gestão. Desde o início desta semana, a operação do colégio e faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, está nas mãos do Instituto Educacional Alfa, de Minas Gerais.

A mudança foi anunciada aos coordenadores de setor na terça-feira, mas as negociações entre a empresa mineira e a antiga mantenedora local já corriam há cerca de 30 dias. Em atividade desde 2012, o Alfa mantém atualmente três faculdades, nas cidades de Caratinga (MG), Vila Velha (ES) e Venda Nova do Imigrante (ES). De acordo com o proprietário Leandro Xavier Timóteo, com as turmas fora de sede que foram abertas nos últimos anos em todos os estados, o instituto tem hoje 70 mil alunos.  

Conforme Timóteo, a aquisição integra um plano de expansão do instituto – até 2020, a meta é a criação de 20 novas faculdades no País. O interesse pelo Dom Alberto surgiu, segundo ele, por se tratar de uma instituição “altamente lucrativa, cujos cursos têm ótimos conceitos e um número expressivo de alunos”. Dentre os planos, que devem começar a sair do papel já em 2017, estão a oferta de novos cursos de graduação – atualmente, são quatro – e o início da oferta de cursos de pós-graduação. Também não está descartada uma expansão da infraestrutura física. “De acordo com a demanda, muito em breve vamos ter que alugar um novo espaço ou expandir o atual”, observou. O Colégio Dom Alberto foi inaugurado em 2002, junto ao antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus. Já a faculdade foi aberta em 2004.

Publicidade

Ainda na terça-feira, foi determinada uma auditoria para apurar a atual situação da instituição. Segundo Timóteo, o nome e a marca não serão alterados e também não estão previstas mudanças nos cargos de coordenação. Um novo diretor-geral ainda será nomeado e a ideia é que seja alguém com conhecimento sobre o Dom Alberto e sobre a realidade regional. 

O valor da transação entre o Alfa e a antiga mantenedora não foi divulgado por questões contratuais.

“Época de crise é época de oportunidade”

Publicidade

A aquisição do Dom Alberto ocorre em meio a um momento de dificuldades na economia e de queda no número de alunos no ensino superior, sobretudo em razão do encolhimento de programas como Fies e ProUni. Apesar disso, conforme Timóteo, o investimento é considerado promissor. Uma das expectativas é que, com o acesso mais restrito ao mercado de trabalho, as pessoas busquem cada vez mais estudo e qualificação para agregar valor ao currículo. “Época de crise é época de oportunidade, tanto que foi durante uma crise que mais crescemos. A partir do momento em que tivermos uma estabilidade nesses programas, não tem por que não dar certo”, disse.

Timóteo afirmou ainda confiar na possibilidade de crescimento do Dom Alberto, mesmo que a região já conte com duas universidades, a Unisc e a Uergs. “Existe um nicho de mercado e nossa meta é crescer.” Uma das estratégias é investir mais em marketing. “Queremos que a instituição seja realmente vista.”

A INSTITUIÇÃO HOJE

Publicidade

2.224 alunos no total

389 alunos no colégio

4 cursos de graduação  Administração, Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem

Publicidade

1.616 alunos na faculdade

219 alunos em cursos técnicos

2 cursos técnicos – Enfermagem e Agronegócio

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.