O grupo de artesãs Artificium – Artes e Ofícios voltou a expor em um novo e ampliado espaço. No local, situado na Rua Thomaz Flores, próximo ao Cemitério Católico, os clientes poderão encontrar diversos tipos de artesanato, como peças de cerâmica, pintura em tela, madeira, mosaicos, patchwork, ecoprint, xilogravuras, bordados e canecas, entre muitas outras opções. Um evento de reinauguração foi realizado na tarde dessa sexta-feira, 7, e teve a presença de diversos parceiros, apoiadores e amigos.
Lia Spenner, uma das responsáveis, diz que trabalha com artesanato há mais de 40 anos e durante essa trajetória conheceu as demais integrantes. Os trabalhos eram mostrados e vendidos em feiras que ocorriam em lugares cedidos, como a Casa das Artes Regina Simonis. Em uma dessas ocasiões, perceberam que a garagem do estabelecimento estava sem uso e conseguiram autorização da Associação Pró-Cultura para utilizar o espaço, onde permaneceram até o início da pandemia, em março de 2020.
LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura recebe exposição de Decio Mai
Publicidade
Desde o ano passado, quando comércio e serviços retornaram à normalidade após o controle da Covid-19, as artesãs voltaram a expor em parceria com outros profissionais na Avenida João Pessoa, próximo ao Corpo de Bombeiros. Foi durante a visita do irmão de uma das integrantes que surgiu a proposta de transferência para esse novo ambiente. “O Ricardo Richter foi até lá e disse que tinha muita saudade do nosso bazar na Casa de Artes, lá ele podia comprar peças de arte e também lembranças de Santa Cruz”, frisa.
A residência, que estava desocupada, foi cedida ao grupo sem nenhum tipo de cobrança. “Para nós foi uma bênção, pois estávamos sem sede e não tínhamos condições de pagar aluguel”, acrescenta Lia. Além da comercialização dos produtos, no novo espaço elas pretendem organizar oficinas de artesanato, workshops de arte, cursos e outras atividades. No pátio, serão realizados eventos e mostras com os trabalhos autorais e também de artistas convidados. A Artificium é composta por Lia Spenner, Bel Oliveira, Patrícia Erdmann, Clarisse Blauth, Eliana Baumhardt e Marília Richter.
LEIA TAMBÉM: Apresentações de grupos de danças alemãs abrilhantam programação da 37ª Oktoberfest
Publicidade
A casa onde está funcionando a Artificium pertenceu à família de Regina Simonis, e a própria artista morou no local ao longo da vida. A santa-cruzense foi uma das mulheres pioneiras na arte no Estado, tendo estudado no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre entre 1929 e 1934. Regina morreu em 1996, aos 96 anos, e hoje batiza a Casa de Artes, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.