Após 70 anos desde a primeira comunhão, celebrada na Paróquia Três Mártires das Missões de Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, uma parte da turma de 45 integrantes vai se encontrar novamente neste domingo, 1º. O objetivo é relembrar a cerimônia celebrada no dia 29 de outubro de 1950, mesma data da fundação do Coral Santo Afonso, existente ainda nos dia de hoje.
A missa de ação de graças começará às 8h30 e será celebrada pelo padre Dario Backes, que também integrou o grupo da primeira eucaristia. O coral vai participar do evento. O aposentado e organizador do reencontro, Wunibaldo Hippler, hoje com 80 anos, conta que, dos 45, apenas duas pessoas – Brunilda Wehr e Dario Wilges – não foram localizadas. “No total éramos 45, sendo 33 de Linha Santa Cruz, sete de Linha Nova e cinco de Pinheiral. Estamos aguardando cerca de 12 pessoas”, detalha. Após pesquisas, Wunibaldo descobriu que 26 integrantes já faleceram e sete não poderão participar por motivos de doença.
LEIA TAMBÉM: Dia de Finados movimenta as lojas de flores em Santa Cruz
Publicidade
De acordo com o aposentado, sempre à frente da organização, quando a turma completou 50, 60 e 65 anos, respectivamente, também houve encontro. “Estamos encurtando as celebrações, pois a vida vai encurtando também”, brinca. Ao lado dos colegas e hoje amigos, Nelson Schwertz e Armindo Haas, que também celebraram a primeira eucaristia, Wunibaldo relembra as fotografias dos encontros anteriores. “No cinquentenário conseguimos reunir 21 pessoas e, destes, grande parte já faleceu. O tempo passa depressa.”
No verso das fotos, Wunibaldo deixa registrados os nomes de todos que puderam comparecer nos encontros anteriores, para facilitar o contato nos próximos anos. Uma outra lista, com os nomes de todos os integrantes, é guardada com carinho. “O Wunibaldo é quem faz esse movimento, coordena e organiza tudo nos detalhes. Se não fosse por ele, seria uma data esquecida e esses reencontros não iriam mais acontecer”, disse Nelson Schwertz.
LEIA TAMBÉM: Dia de Finados exigirá cuidados por causa da pandemia
Publicidade
This website uses cookies.