Em um auditório improvisado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola, as crianças assistiram atentas a todas as orientações repassadas pela voluntária Clarice Paim Arnold. Ela explicou tudo: desde como dar banho até a importância de recolher animais abandonados e castrá-los. As instruções fazem parte do programa realizado pelo grupo EcoAnimal – A voz dos animais na educação.
Apesar de o grupo ter sido criado neste ano, o projeto existe há cinco anos e se iniciou com a ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA), já extinta. O programa consiste na realização de palestras nas escolas para dois públicos diferentes: crianças; e jovens e adultos. No entanto, o objetivo é o mesmo: conscientizar a população da importância da adoção e da castração de bichos em situação de vulnerabilidade.
O programa voltado ao público infantil tem foco na guarda responsável. Isto é, os cuidados que a família precisa ter com a higiene, a alimentação e o bem-estar do animal de estimação. Já a palestra para jovens e adultos trabalha a necessidade de respeitar os direitos dos animais e eliminar a discriminação do ser humano em relação a espécies que ele julga inferiores. “Queremos novas atitudes transformadoras dessa realidade cruel”, diz.
Publicidade
O grupo EcoAnimal trabalha somente com a educação e não faze resgate de animais. “Agimos na raiz do problema e não nas consequências”, explica. Em 2014, o programa foi selecionado para o 8º Seminário de Ética e Direito dos Animais na USP.
NÚMEROS: Já foram visitadas mais de 50 escolas e mais de 8,5 mil pessoas foram atingidas
SAIBA MAIS NO VÍDEO ABAIXO:
Publicidade
This website uses cookies.