ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Grupo Anima Christi vai estar domingo na Matriz

O público de Rio Pardo poderá acompanhar a apresentação do grupo Anima Christi neste domingo, 9, às 10 horas. Mantendo o mesmo repertório mostrado na programação de fim de ano de Santa Cruz do Sul, na Praça Getúlio Vargas e na Igreja Santo Inácio, deve levar emoção com o canto gregoriano para a matriz Igreja Nossa Senhora do Rosário.

De acordo com a integrante Márcia Kniphoff da Cruz, o estilo é uma forma de transformar oração em música, com canções natalinas e alusivas a outras passagens litúrgicas do decorrer do ano. “Por serem orações, mesmo sendo de épocas específicas, podem ser cantadas em outros momentos”, destaca.

Publicidade

Para esse ano, a expectativa é ampliar o número de exibições e de integrantes. “Há três pessoas que têm interesse em fazer parte do grupo, e que devem começar nos ensaios a partir do dia 15 de janeiro”, adianta. Ela ressalta que há mais interessados e que o critério para inclusão é amor a Deus e à oração e fé.

Publicidade

LEIA MAIS: Apresentação na Praça Getúlio Vargas resgata latim durante a Christkindfest

Após o recesso, entre o Natal e o Ano-Novo, o Anima Chirsti tem se reunido e deve intensificar atividades, sobretudo no período de quaresma. Já tem apresentações agendadas para Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo. “Não somos músicos, mas fazemos isso como uma forma de louvor a Deus”, ressalta. O único com qualificação profissional na área é o organista Jairo Padilha, que também é professor de música, dando aula de diferentes instrumentos. O contato com o grupo pode ser feito pelo e-mail grupoanimachristi@gmail.com.

Saiba mais

O canto gregoriano tem como peculiaridade o fato de que não tem ritmo, nem harmonia. É puramente melodioso. O grupo Anima Christi utiliza, como único instrumento, o órgão, que é tocado pelo professor de música Jairo Padilha. O estilo tem seu início no cristianismo primitivo, mas sua primeira grande estruturação e unificação se deu em meados do século 7, com São Gregório Magno, e veio a passar por outra grande estruturação, recuperação e revisão no século 19.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta