Criado no mês de abril, o Grupo Ambiental da Escola Municipal Seomar Mainardi (Gasema) foi o destaque da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sobradinho na gelada noite desta segunda-feira, 21.
À convite da vereadora Maxcemira Trevisan (PDT), eles utilizaram a tribuna logo após o período de explicações pessoais. Estiveram presentes no plenário os dez alunos integrantes, a coordenadora do projeto, professora Marileia Ferraz Ceretta, e a diretora da escola, Daís Librelotto.
Conforme Marileia, o grupo é composto por estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental e está atuando, principalmente, na prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e o zika vírus.
Publicidade
Uma das ações que está sendo desenvolvida pelo grupo é a de distribuir mudas de crotalárias, plantas que atraem libelulas, predador natural do Aedes. A ideia é promover uma campanha no município incentivando a adoção destas flores e o grupo pediu apoio na divulgação do projeto.
Ao final da sessão, foram distribuídas sementes para os vereadores e demais presentes no plenário. A iniciativa do grupo foi elogiada pelos vereadores. Tuki Siman (PDT) aproveitou e sugeriu que o grupo também dê apoio na preservação do Arroio Carijinho.
Veto e projeto aprovado
Publicidade
Durante a sessão ordinária, os vereadores acataram um veto encaminhado pelo prefeito Maninho Trevisan à lei nº 40, que autorizava a contratação de um monitor de informática. Este projeto havia sido aprovado com uma emenda modificativa apresentada por Maxcemira Trevisan.
Já o projeto que denomina via pública no Bairro Maieron teve aprovação unânime. A proposta, do vereador Valdecir Bilhan (PTB), dá o nome de “Valdino Bilhan”. Ainda, foi baixado nas comissões um projeto que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento, de R$ 160 mil, para a aquisição de duas ambulâncias.
Publicidade
This website uses cookies.