A supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho, Ivanei de Fátima Ribeiro e os diretores escolares: Cláudio Antonio Westphalen (Escola Dr. Adolpho Sebastiany), Tânia Santos (Escola Borges de Medeiros), Dais Librelotto (Escola Seomar Mainardi) e Marelú Colombelli (Escola Espírito Santo) se reuniram na manhã dessa terça-feira, 12, com o presidente do Grupo Escoteiro Aimoré, Adriano de Franceschi e com o diretor administrativo da entidade, Beno Brand.
Na ocasião, foi tratado sobre o Projeto “Inclusão Social através do Escotismo”, que pretende proporcionar o ingresso de cinco membros no Grupo Escoteiro Aimoré, indicados pelas Escolas de Sobradinho, com as despesas custeadas por meio de recursos advindos de entidade ou empresa patrocinadora. Conforme os idealizadores, o projeto se justifica pelo fato que o Grupo Escoteiro Aimoré no ano passado tinha registrado na União dos Escoteiros do Brasil (UEB), 107 membros, entre crianças, jovens e adultos voluntários.
Nos últimos cinco anos, a média é de aproximadamente 95 participantes. Entretanto, em levantamento efetuado pela direção da entidade constatou-se que a participação de crianças e jovens com baixa renda familiar é mínima. Além da falta de informação sobre o Movimento Escoteiro (como seus objetivos, ações e funcionamento), verificou-se também que uma das barreiras para o ingresso no Grupo é a questão financeira.
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Logo, com o auxilio financeiro através de doação por entidade filantrópica ou empresas, para cobrir parte das despesas, tais como uniforme, registro anual na União dos Escoteiros do Brasil e mensalidades da unidade local pretende-se oportunizar o ingresso de candidatos que atendam principalmente ao requisito de comprovação de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.
Objetivos
Os principais objetivos são de contribuir para a redução da evasão escolar e fomentar a inclusão social, proporcionando o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, bem como prepara-los para o exercício da cidadania e formar novos líderes.
Conforme Ivanei, as escolas irão selecionar os candidatos, conforme os critérios estabelecidos, dentre eles: estar inscrito no CadÚnico, ter assiduidade na escola, possuir interesse e disponibilidade. Ela lembra que duas vagas serão destinadas para crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, duas vagas para alunos de 11 a 14 anos e uma vaga para alunos de 15 a 18 anos.
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