Categories: Regional

Greve dos caminhoneiros diminui movimentação no Centro

Muitas vagas de estacionamento, calçadas sem aperto, lojas com poucos clientes. Esse foi o retrato da área central de Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 24. Restaurantes, lojas, postos de combustíveis e outros serviços já sofrem os impactos dos protestos de caminhoneiros. 

LEIA MAIS

 

Publicidade

No posto Shopping Car da Ramiro Barcelos, a gasolina acabou antes das 8 horas da manhã de hoje. Às 13 horas, só havia um pequeno volume de diesel disponível. Os cinco frentistas, acostumados a abastecer cerca de 50 carros por manhã agora dedicam-se ao serviço de lavagem, que também teve queda acentuada. “Normalmente são 12 carros por manhã. Hoje, foram 6. Amanhã, a tendência é que diminua, já que as pessoas não vão gastar gasolina para vir lavar o carro”, deduz a frentista Júlia Carvalho, enquanto limpa um veículo junto com o colega Fábio da Silva.


Júlia e Fábio sentem impacto no serviço | Foto: Cássio Filter
 

Logo ao lado, no restaurante Comabem, o proprietário Valdemir Corrêa estima uma queda de 15% no movimento, o que considera normal pela diminuição do número de pessoas pelo Centro. Ele relata também que três fornecedores de fora do município não conseguiram entregar mantimentos hoje pela manhã. Mas o que mais preocupa Corrêa é o abastecimento de gás, comprado a granel e que normalmente é entregue na sexta-feira. “Vamos ver durante a tarde como fica esta situação. Apesar disto, quero deixar claro que apoio o movimento, mesmo que eu tenha um pouco de prejuízo. Acho que perdemos agora para ganhar depois”, enfatiza.

Publicidade


Foto: Cássio Filter
 

Para o taxista João Osmar Pohlmann, a manhã foi de espera. Acostumado a fazer até 8 corridas de taxi por manhã, atendeu apenas quatro clientes desde o amanhecer. “Já estava parado. E hoje o Centro tá vazio. É só olhar. Vamos ver como vai ser”, diz ele.


Taxista João Osmar Pohlmann atendeu apenas quatro clientes desde o amanhecer
Foto: Cássio Filter

 

Publicidade

Nas grandes redes de lojas de eletrodomésticos e móveis, a preocupação principal é avisar os clientes que aguardam a chegada de mercadorias sobre o atraso. “A gente comunica e normalmente as pessoas têm compreendido”, comenta a gerente do Magazine Luiza, Sabrina Schoenmeier.

Os efeitos da greve nacional dos caminhoneiros, que começou na segunda-feira, começam a ser sentidos mais intensamente nesta quinta-feira, 24, em Santa Cruz do Sul. A categoria está paralisada e bloqueia rodovias federais e estaduais em protesto aos altos preços dos combustíveis. Sem entrega, postos, revendas de gás e supermercados começam a ficar desabastecidos. Devido à falta de combustível, o consórcio TCS vai suspender algumas linhas urbanas nos próximos dias.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.