Bancários de todo o País dão início a partir desta terça-feira, 6, a uma paralisação com prazo indeterminado. Em assembleia realizada na última quinta-feira, 1º, a categoria rejeitou a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Com isso, a greve começa justamente em um período em que boa parte da população recebe o salário ou precisa efetuar o pagamento de boletos.
Conforme o Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região (Sindibancários), as reivindicações da categoria incluem reajuste salarial de 5%, além de reposição da inflação no período, de 9,57%. A Fenaban, entretanto, oferece 6,5%. De acordo com o sindicato, em Santa Cruz do Sul aderem ao movimento, pelo menos, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul, além de Santander, Itaú, Bradesco e HSBC.
Para evitar transtornos, a orientação é de que os clientes evitem o atraso na data de pagamento de faturas, a fim de que os serviços possam ser efetuados via caixa eletrônico. A quitação de contas também pode ser feita em casas lotéricas. Se nada disso for viável, os usuários ainda podem ligar para as centrais de atendimento dos credores e tentar encaminhar a mudança na data de vencimento.
Publicidade
Segundo o diretor de comunicação do Sindibancários, Cândido Machado, há possibilidade de haver atendimento parcial mesmo nas agências em greve. Ele observa que, além disso, os gerentes são uma alernativa para resolver problemas pontuais em contas bancárias. “Normalmente os gerentes não aderem às paralisações”, comenta.
Por isso, quem recebe salário com cheque pode depositá-lo no caixa eletrônico e aguardar a compensação. A internet é outra grande aliada nessas horas. Desbloqueios de cartões, pagamentos de faturas e consultas são alguns dentre uma série de procedimentos disponíveis via internet banking.
COMO DRIBLAR A GREVE
Publicidade
Pagando contas
1ª opção: Use o caixa eletrônico. Para tanto, fique de olho na data do vencimento, pois as máquinas não aceitam contas vencidas
2ª opção: Procure a agência lotérica mais próxima.
3ª opção: Verifique se a sua agência não está mantendo atendimento parcial, ou se o boleto pode ser pago em um banco cujos funcionários não tenham aderido à greve.
4ª opção: Ligue para a instituição que emitiu a cobrança e peça alteração na data do vencimento.Desbloqueios
1ª opção: O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias.
2ª opção: Alguns bancos também permitem desbloquear por telefone e pela internet.
Depósitos
Publicidade
O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento.
Internet banking Pagamentos de fatura de cartão de crédito, pagamentos de contas e tributos, consultas a saldo e a extratos, aplicação e resgate de investimentos podem ser feitos através da página do banco na internet. Problemas na conta Ligue para o seu gerente. Os gerentes não costumam aderir às greves.
Publicidade
This website uses cookies.