O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e se afastou bem da zona de rebaixamento. Nessa sexta-feira, 4, recebeu o Fortaleza na Arena, e fez 3 a 1, com gols de Aravena, Braithwaite e Soteldo. A partida foi válida pela 29ª rodada, que está sendo realizada entre quinta, 3, e este sábado, 5, devido às eleições municipais neste domingo, 6. O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
O Grêmio já tinha feito três jogos na arena: perdeu para o Atlético Mineiro, por 3 a 2, venceu o Flamengo pelo mesmo placar, e foi superado pelo Criciúma por 2 a 1. Na última rodada, empatou sem gols com o Botafogo fora de casa. Portanto, volta a vencer após dois jogos e está em 11º lugar com 35 pontos, sete a mais do que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento, em 17º, com 28. Os gaúchos ainda seguem com um jogo atrasado, diante do Atlético Mineiro.
LEIA TAMBÉM: Gre-Nal 443 é confirmado pela CBF para o dia 19 de outubro
Publicidade
O Fortaleza, que estava há três jogos invicto, sendo duas vitórias seguidas, voltou a tropeçar, perdendo a chance de assumir provisoriamente a liderança. Com isso, segue com 55 pontos, em terceiro lugar, e pode ver os adversários pelo título dispararem. Botafogo, com 57, e Palmeiras, com 56, ainda jogam na rodada.
Os dois times tentaram chutes de fora da área nos primeiros minutos, mas sem sucesso. Apesar disso, o gol saiu rápido, aos 13 minutos, quando o Grêmio conseguiu furar a marcação. Após ficar com a bola no meio-campo, Cristaldo disparou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou. A defesa conseguiu desviar, mas Aravena apareceu para completar de chapa e fazer seu primeiro gol com a camisa gremista.
LEIA TAMBÉM: Grêmio e Inter recebem R$ 2 milhões cada da CBF por enchentes
Publicidade
A vantagem, porém, durou apenas três minutos. Aos 17, o Fortaleza empatou com Hércules. Ele disparou em velocidade pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro no canto do goleiro Caíque. A bola teve um leve desvio no jogador do Grêmio e passou entre as pernas do goleiro.
O Grêmio seguiu com posse de bola ofensiva e com vários chutes ao gol, mas o goleiro João Ricardo estava em noite inspirada, defendendo finalizações de João Pedro e duas de Cristaldo. Mancuso respondeu do lado do Fortaleza, mas Caíque também defendeu bem.
LEIA TAMBÉM: Pedro Geromel confirma encerramento da carreira no término da temporada
Publicidade
Em outra jogada do Grêmio, Braithwaite tocou de calcanhar e Cristaldo chutou rasteiro, bem perto da trave. No último lance, João Pedro cruzou da direita e Braithwaite completou. A bola ia entrar, mas Cardona, que já estava no chão, se recuperou e evitou o gol.
Na etapa final, o panorama seguiu o mesmo, com os times arriscando chutes de longe. O Fortaleza não conseguiu, mas o Grêmio fez o segundo gol aos 14 minutos. Braithwaite recebeu na intermediária, virou bem e disparou. Finalizou na direita, da entrada da área, rasteiro e cruzado. Era uma bola totalmente defensável, mas João Ricardo falhou e a bola passou.
LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá é o grande campeão da 58ª Olimpíada da Rede Sinodal
Publicidade
Depois do gol, o Fortaleza não conseguiu uma resposta rápida como foi no primeiro tempo. Mas depois só não empatou por conta de Caíque. Se o goleiro não foi tão bem no gol sofrido, compensou com grande defesa. Após cruzamento de Pochettino na direita, Lucero cabeceou para o chão. A bola subiu e foi no cantinho, mas Caíque saltou bem para salvar.
Logo depois, o Grêmio ainda ficou com um jogador a mais. Mancuso levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Depois, o Grêmio também teve um jogador expulso, mas do banco de reservas: Fábio, por reclamação acintosa.
LEIA TAMBÉM: Corinthians x Internacional: confira as prováveis escalações
Publicidade
No finalzinho, o Grêmio ainda decretou a vitória com o terceiro gol. Em contra-ataque, Braithwaite acionou Soteldo na esquerda. Dentro da área, ele cortou e chutou bonito, mas na trave. No rebote, Igor cruzou novamente para área e Soteldo finalizou de primeira para fechar o placar: 3 a 1.
Na próxima quarta-feira, 9, o Grêmio recupera o último jogo adiado devido à tragédia climática no Estado. Com a volta do técnico Renato Portaluppi, que cumpriu quatro jogos de suspensão, o Tricolor encara o Atlético Mineiro, às 19h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙