O Grêmio enfrentou o Coritiba nesta quarta-feira, 19, no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Apesar de uma atuação ruim, o time comandado por Roger Machado venceu por 1 a 0 com um gol marcado por Marcelo Oliveira aos 26 minutos do segundo tempo. Em casa, poderá empatar para avançar às quartas de final.
As duas equipes voltam a se enfrentar na Arena, em Porto Alegre, na quinta-feira, 27, às 21 horas. No final de semana, os compromissos serão pela 20ª rodada do Brasileirão. O Grêmio enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas, e o Coritiba recebe a Chapecoense no Couto Pereira, ambos no domingo, 23, às 11 horas.
O Grêmio não vencia o Coritiba há sete anos no Couto Pereira e a última vitória em Porto Alegre aconteceu em 2011. Dois treinadores foram demitidos após derrota para o rival paranaense (Luiz Felipe Scolari e Enderson Moreira). Na Copa do Brasil, o Grêmio se encontrou com o Coritiba em 1991 e 2001, com classificação em ambas. Além da estatística, o Grêmio poderia adicionar outro motivo para cautela. A classificação na 3ª fase, contra o Criciúma, foi obtida somente nos pênaltis. Em bom momento no Brasileirão, com três vitórias seguidas, a equipe comandada por Roger Machado teria que replicar a performance no mata-mata desta vez. E entre os titulares, não poderia contar com Luan e Walace. Bobô e Edinho seriam os substitutos.
Publicidade
O Coritiba, na zona de rebaixamento do Brasileirão, iniciou uma reação com duas vitórias seguidas. Na Copa do Brasil, o time obteve a classificação às oitavas de forma heróica, ao marcar um gol nos acréscimos diante da Ponte Preta e levar a decisão para os pênaltis, onde superou o rival. Como defenderam outras equipes na competição, o goleiro Wilson, os meias Lucio Flavio e Esquerdinha, e os atacantes Marcos Aurélio, Paulinho e Henrique Almeida, não estariam à disposição. No departamento médico, os atacantes Keirrison e Kleber também eram desfalques.
Um lance polêmico aconteceu no primeiro minuto. Negueba lançou Evandro na área e Rafael Galhardo chegou na cobertura e tocou com a mão na bola antes de cair. O árbitro marcou falta do atacante, que provocou a queda do lateral gremista. O Coritiba ameaçou aos quatro, com uma conclusão de Evandro, após receber de Carlinhos. A bola desviou em Ruy e saiu à direita. O time da casa tomava a iniciativa nos primeiros minutos, tentando impor o ritmo em seus domínios. Outra chance do Coritiba aconteceu aos 15. Pedro Geromel derrubou Carlinhos na entrada da área e João Paulo cobrou a falta por cima do gol. Aos 22, Erazo salvou ao interceptar uma conclusão de Evandro pela esquerda. Aos 27, foi a vez de Carlinhos arriscar da meia esquerda. A bola desviou em Pedro Geromel e Marcelo Grohe caiu no canto esquerdo para defender.
Já aos 30, Juan arriscou de canhota da intermediária e Marcelo Grohe espalmou. Aos 32, Ruy alçou a bola na área com uma trivela e Evandro cabeceou sem força na pequena área, sem a direção do gol. Aos 33, foi a vez de Cáceres arriscar e Marcelo Grohe se esticou para mandar a bola para escanteio. Já aos 34, Negueba chegou à linha de fundo, perdeu o ângulo e conseguiu o passe para Evandro, que dominou para finalizar, mas foi neutralizado por Erazo. O Grêmio era praticamente inoperante, com raras jogadas ofensivas. Encerrou o primeiro tempo completamente dominado pelo adversário.
Publicidade
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio passou a ter Fernandinho na vaga de Pedro Rocha. Seria a primeira tentativa para modificar o setor ofensivo, sem produtividade até então. O jogo se desenrolava com muitas faltas, paralisações constantes, o que não proporcionava agilidade à disputa. O Grêmio seguia com problemas na criação e apesar de não sofrer pressão, também não se aproximava da meta adversária. Aos 13, Juan deu lugar a Michel no Coritiba. Aos 14, o Grêmio trocou passes e embora houvesse espaço, ninguém finalizou e a defesa conseguiu afastar. Roger Machado decidiu pela troca de Bobô por Vitinho aos 16 minutos.
Apesar da atuação ruim e sem demonstrar evolução, o Grêmio abriu o marcador aos 26 minutos. Marcelo Oliveira recebeu passe de Douglas, arriscou da intermediária e o chute de canhota encontrou o canto esquerdo de Bruno, de forma indefensável. O Coritiba alterou Ruy por Thiago Lopes aos 27. A última troca do Coritiba aconteceu aos 37, com Rafhael Lucas na vaga de João Paulo. O Grêmio controlava as ações e o time da casa perdeu em organização e ímpeto. Aos 42, Moisés entrou na vaga de Maicon. Nos contra-ataques, o Grêmio chegou a ter chances não aproveitadas, principalmente com Fernandinho pela esquerda. No apito final, o Grêmio conquistou um resultado importante, que dá direito a um empate em casa para avançar às quartas de final.
FICHA TÉCNICA – COPA DO BRASIL
OITAVAS DE FINAL – JOGO DE IDA
CORITIBA 0 x 1 GRÊMIO
Publicidade
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 19 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Rogerio Pablos Zanardo (Asp.Fifa – SP)
Cartões amarelos: Walisson Maia e Leandro Silva (Coritiba); Edinho, Marcelo Oliveira e Maicon (Grêmio)
Gol: Marcelo Oliveira (Grêmio) – 26min/2º
CORITIBA: Bruno; Leandro Silva, Walisson Maia, Rafael Marques e Carlinhos; João Paulo (Rafhael Lucas), Cáceres, Juan (Michel) e Ruy (Thiago Lopes); Evandro e Negueba
Técnico: Ney Franco
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon (Moisés), Giuliano e Douglas; Pedro Rocha (Fernandinho) e Bobô (Vitinho)
Técnico: Roger Machado
Publicidade
This website uses cookies.