O Grêmio enfrentou o Campinense nesta quarta-feira, 15, na Arena, no jogo de volta pela primeira fase da Copa do Brasil. Sem enfrentar dificuldades, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari – que já havia vencido em João Pessoa por 2 a 1 no dia 1º de abril – venceu novamente, desta vez por 2 a 0, com gols marcados por Douglas aos 18 minutos do segundo tempo e Lincoln, aos 48 minutos do segundo tempo. Na próxima fase, o Grêmio encara o CRB. As datas e horários ainda não foram definidas pela CBF. Como na fase anterior, uma vitória por dois gols de diferença na ida elimina a necessidade de um jogo de volta.
Para encarar o rival paraibano, o técnico Luiz Felipe Scolari teria determinados desfalques. Cristian Rodríguez se recupera de lesão na coxa direita, mas também não poderia ser escalado devido à suspensão em competições nacionais em função de uma expulsão quando atuava pelo Parma na Itália. Ramiro, que passou por cirurgia por ter rompido o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, ficará afastado por cerca de seis meses. Matías Rodríguez reassumiria o posto na lateral direita.
O Campinense, que buscava fazer história em Porto Alegre, queria reverter a situação e obter uma classificação surpreendente no ano do seu centenário. Contratado na última semana, Thiago Araújo assumia a posição na lateral direita. Edy e Leyrielton foram dispensados pela direção. No ataque, Túlio Renan estreou no final de semana e anotou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Lucena pelo Paraibano. Aliás, o jogador estava em campo no triunfo do Veranópolis sobre o Grêmio na Arena por 1 a 0, pela 5ª rodada do Gauchão, em 14 de fevereiro. Gabriel Valongo, Sandrinho e Alvinho eram os desfalques para o técnico Francisco Diá, que não estaria na casamata para cumprir uma suspensão. O auxiliar Dorgival Lopes seria o representante na beira do gramado.
Publicidade
Douglas marcou o único gol da partida
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio atacou e levou perigo logo no primeiro minuto. Giuliano dominou na direita e acionou Matías Rodríguez, que foi até a linha de fundo. Ele cruzou para trás e Douglas bateu sobre Joécio. Na sobra, a zaga afastou. Aos seis, Braian Rodríguez disputou espaço com a marcação e a bola sobrou para Giuliano. Da entrada da área, o meia bateu de canhota no canto esquerdo e Gledson caiu para defender. O Grêmio pressionava. Aos nove, Luan recebeu na entrada da área e bateu cruzado. A bola saiu à direita de Gledson. O Campinense levou perigo aos 12. Jefferson Recife avançou a dribles e arriscou o chute de trivela da meia esquerda. A bola saiu rente ao travessão. Aos 17, Thiago Araújo cobrou falta e Marcelo Grohe caiu no canto direito para fazer a defesa. Aos 23, Giuliano bateu após passe de Douglas e Gledson defendeu. Aos 28, Maicon carregou a bola pelo meio e deixou para Luan na entrada da área. O chute saiu no ângulo direito e explodiu no travessão.
Publicidade
O lance dos 31 minutos tem apenas uma definição: inacreditável. Giuliano deixou o uruguaio Braian Rodríguez na cara do goleiro. O chute foi defendido por Gledson. Giuliano tentou no rebote e a defesa salvou. Em nova tentativa, a bola desvia em outros marcadores e sai à esquerda. Já aos 33, Douglas cruzou da esquerda e Braian Rodríguez cabeceou à esquerda. O goleiro Gledson estava afiado. Aos 41, Giuliano dominou e rolou para Marcelo Oliveira finalizar. O chute de canhota saiu com força e o goleiro da equipe paraibana mandou para escanteio. O Grêmio demonstrou atitude, não ficou acomodado pela vantagem construída na ida e pecou nas conclusões, o que resultou no empate parcial da primeira etapa.
Grêmio venceu o Campinense por 1 a 0 na Arena
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Publicidade
No retorno do vestiário, Felipão optou pelo ingresso de Walace e Yuri Mamute nas vagas de Fellipe Bastos e Braian Rodríguez. Logo aos dois minutos, Yuri Mamute mostrou um pouco de seu repertório. Dominou na entrada da área e desferiu uma pancada. Gledson defendeu. O Grêmio seguia com volume de jogo e ações ofensivas, mas voltava a repetir os problemas de objetividade apresentados no primeiro tempo. Aos nove, Yuri Mamute recebeu na intermediária e arrematou. A bola saiu à direita. Só dava Mamute. Aos 12, ele dominou a bola, envolveu a marcação na meia esquerda e bateu de esquerda. A bola saiu mais uma vez à direita de Gledson. Aos 15, Giuliano tocou para Yuri Mamute, que ajeitou para Luan. O chute em curva passou rente à trave esquerda de Gledson.
O Grêmio chegou ao gol aos 18. Aliás, o 100º da Arena. Yuri Mamute dominou na esquerda e Marcelo Oliveira foi acionado. O cruzamento fez a bola passar por Luan e Giuliano. Douglas apareceu para completar e vencer o goleiro Gledson na conclusão. O ímpeto do Grêmio arrefeceu e já não existia a disposição de outrora no setor ofensivo. Aos 30, Douglas deixou o gramado para a entrada de Lincoln, em uma tentativa de renovar o fôlego. Aos 36, Lincoln passou pelo marcador na direita, ingressou na área e bateu rasteiro de canhota. Gledson fez a defesa. Aos 38, Jefferson Recife bateu de longe e Marcelo Grohe defendeu com tranquilidade. Aos 39, Luan bateu da entrada da área e Gledson defendeu. Aos 41, Giuliano finalizou em cima de Gledson e no rebote, acionou Lincoln, que chegou a colocar na rede, mas estava em posição irregular. Aos 43, Maicon conduziu pelo meio e sob forte marcação, concluiu de bico. Gledson pegou mais uma. Aos 48, Lincoln anotou o segundo gol para encerrar a partida. Após jogada de Giuliano, ele pegou a sobra na meia-lua e arrematou de perna esquerda, no canto esquerdo de Gledson.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – 1ª FASE
GRÊMIO 2 x 0 CAMPINENSE
Publicidade
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 15/04/2015
Horário: 22 horas
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Danilo Manis (SP) e Eduardo Cruz (MS)
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Maicon, Walace e Lincoln (Grêmio); Negretti, Jairo e Leandro Santos (Campinense)
Gol: Douglas (Grêmio) – 18min/2º e Lincoln (Grêmio) – 48min/2º
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos (Walace), Maicon, Giuliano, Douglas (Lincoln) e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CAMPINENSE: Gledson; Thiago Araújo, Joécio (Willian), Jairo e Jefferson Recife; Negretti, Leandro Santos, Neto e Luiz Fernando (Jairo Santos); Túlio Renan e Felipe Alves (Reginaldo Júnior)
Técnico: Francisco Diá
Publicidade
This website uses cookies.