O Grêmio venceu a Portuguesa por 2 a 1 na quinta-feira, 23, no CT do Parque Ecológico, em São Paulo. O teste foi importante para o técnico Renato Portaluppi antes da retomada das competições. Galdino marcou no primeiro tempo, após assistência de Soteldo. João Pedro Galvão anotou na etapa final, de pênalti.
A escalação foi composta por Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino, Soteldo e Diego Costa. Entre as outtas novidades, destaque para o retorno do lateral Reinaldo, recuperado de lesão muscular, e a entrada de Dodi no lugar de Villasanti, que está suspenso na Copa Libertadores.
Além disso, Rodrigo Ely retoma a temporada à frente de Gustavo Martins na disputa por uma vaga na zaga. Já no ataque, o trabalho indicou que Gustavo Nunes deve inicialmente ser o reserva de Soteldo na ponta esquerda. O Grêmio seguirá treinando em São Paulo até domingo, 26, quando a delegação viaja para Curitiba, que será a base gremista pelos próximos 15 dias.
Publicidade
LEIA MAIS: Grêmio ainda fará avaliação em relação aos estragos na Arena
Prioridade nas copas
Diante das dificuldades físicas e logísticas, o Grêmio deve, em um primeiro momento, utilizar um time alternativo no Brasileirão e priorizar a Copa Libertadores. O objetivo inicial é chegar “vivo” na partida decisiva contra o Estudiantes, no dia 8 de junho, em Curitiba, jogo para o qual a comunidade gremista em Santa Catarina e no Paraná já se mobiliza para transformar o Estádio Couto Pereira em um “caldeirão”.
Nos bastidores da concentração do Grêmio, em Guarulhos, nota-se uma certa preocupação com as consequências da parada forçada em virtude da enchente para a campanha tricolor no Brasileirão. O clube ainda não considera que vá se limitar a brigar para não cair. Contudo, ao menos neste momento inicial, há uma atenção especial em se manter distante da zona do descenso e em buscar o quanto antes “número mágico” de 45 pontos. Especialmente para poder priorizar a Libertadores e a Copa do Brasil.
LEIA MAIS: Copa Miller/Sicredi/Ulfer terá finais em quatro categorias a partir de sexta-feira
Publicidade
Acordo com a seleção paraguaia
O Grêmio tenta um acordo com a seleção paraguaia para liberar o volante Villasanti dos amistosos preparatórios para a Copa América contra Peru e Chile, nos dias 7 e 11 de junho. O objetivo tricolor é contar com o meio-campista nas partidas decisivas da Libertadores, contra Huachipato e Estudiantes, nos dias 4 e 8 de junho.
Suspenso, o paraguaio está fora da partida contra o The Strongest, na próxima quarta (29), em Curitiba. Depois, caso sua convocação seja confirmada, o atleta teria que de apresentar à seleção de seu país logo após a partida contra o Bragantino, no dia 1º. Ele só retornaria ao Tricolor no final de julho, após a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Genoma mantém rotina de treinamentos para competições
Publicidade
Reapresentação do sub-20 é marcada
O Grêmio confirmou o retorno das atividades das categorias de base. Inicialmente, apenas a equipe sub-20 voltará aos treinamentos em Eldorado do Sul. A reapresentação dos jovens está marcada para o dia 28 de maio, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Nos próximos dias, as demais categorias também terão a divulgação das datas da retomada dos treinamentos.
A categoria sub-20 ficará alojada no CT Hélio Dourado. Apesar da água ter afetado boa parte da cidade de Eldorado do Sul, e dificultado o acesso ao local, já existe condições de chegar ao centro de treinamentos. Apesar da chuva desta quinta-feira, 23, ter criado mais uma série de dificuldades com inundações na Região Metropolitana, o Grêmio avalia que a situação para a volta aos treinos não foi afetada.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙