Categories: Esportes

Grêmio ultrapassa marca de 1 mil testes

O Grêmio alcançou, na última semana, a marca de mil testes para detecção da Covid-19. Desde maio, quando elenco, comissão técnica e colaboradores do CT Luiz Carvalho retomaram as atividades, foram aplicados 1.138 testes sorológicos e do método RT-PCR em todos os profissionais que fazem parte da rotina do Departamento de Futebol. Nas três primeiras rodadas do Brasileirão, o clube não apresentou resultados positivos nos testes ofertados pela CBF.

Entre o reinício dos treinamentos, em 06 de maio e a última sexta-feira, o Tricolor aplicou 684 imunotestes, feitos por meio de amostra de sangue para detecção de anticorpos. Esses testes fazem parte de 900 kits adquiridos de uma empresa da Coreia do Sul. A primeira rodada foi no dia da reapresentação e os testes sorológicos foram repetidos a cada 14 dias, até o dia 13 de julho. Nesse período, o Clube registrou três casos positivos: o preparador físico Márcio Meira e dois atletas.

Em todos eles, os contaminados estavam assintomáticos e foram afastados do convívio diário, com acompanhamento do Departamento Médico. Antes de retornar a Porto Alegre para a volta dos treinamentos, o centroavante Diego Souza também testou positivo e cumpriu isolamento em sua casa, no Rio de Janeiro. Ele se apresentou somente no dia 25 de maio, quando já apresentava resultados negativos para a presença do vírus. 

Publicidade

Já no período de 19 de julho a 05 de agosto, o Grêmio também realizou testes do método RT-PCR, previstos no protocolo sanitário da Federação Gaúcha de Futebol para a volta do Gauchão. Feitos a partir da coleta de secreção, os testes foram aplicados em quatro ocasiões, somando 308 amostras e com apenas um caso positivo – assintomático e monitorado em isolamento pelo Departamento Médico.

Por fim, atletas, comissão e colaboradores foram submetidos a 146 testes RT-PCR para os três primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. Nessas três primeiras rodadas, o Grêmio teve 100% de resultados negativos. Ainda hoje haverá uma nova bateria, para a rodada do meio de semana. Os resultados serão divulgados pelo Departamento Médico tão logo o Clube receba os laudos.

Os protocolos da FGF e da CBF exigem um número mínimo de testes RT-PCR. No Gauchão, era obrigatória a realização de 50 testes por bateria. Para o Brasileirão, a Confederação Brasileira exige 24 coletas – os 23 jogadores relacionados e o técnico. Por regulamento, o Grêmio teria por obrigação apresentar resultados de 200 testes para o Gauchão e 69 nas três primeiras rodadas do Brasileirão. Entretanto, para dar segurança à rotina do Centro de Treinamentos, o Clube subsidiou outros 185 testes, alcançando um total de 454 testes RT-PCR até essa segunda. 

Publicidade

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.