O Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, 1º, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 31ª rodada do Brasileirão. Com 53 pontos, o Grêmio ocupa a terceira posição, enquanto o Coritiba é o 19º colocado com 23 pontos. No sábado, 4, às 19h30, o Grêmio recebe o Bahia na Arena. O Coritiba enfrenta o Goiás no domingo, 5, às 18h30, novamente no Couto Pereira.
LEIA MAIS: “Importante pelos três pontos”, avalia Renato após vitória do Grêmio diante do América
O técnico Renato Portaluppi optou por um esquema com três zagueiros e surpreendeu com a presença de Fábio na lateral direita. No ataque, Everton Galdino foi escolhido para ser parceiro de Luis Suárez. Já o técnico Thiago Kosloski manteve a base que venceu o Internacional. As únicas alterações foram a entrada de Diogo Batista na lateral direita no lugar do suspenso Natanael e William Farias, de volta após suspensão, na vaga de Bruno Gomes.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
O Coritiba teve chance de gol no primeiro minuto. Pepê tentou um passe para ligação com o ataque e a bola explodiu em Sebastián Gómez. Maurício Garcez ficou livre para finalizar, mas concluiu por cima. Com uma formação ofensiva, o Grêmio enfrentava problemas quando cedia o contra-ataque pelo espaço fornecido pela marcação no meio-campo. Em roubada de bola aos 27 minutos, o Grêmio abriu o placar. O paraguaio Mathías Villasanti ‘bateu a carteira’ de William Farias e tabelou com Galdino para ingressar na grande área e bater no canto direito na saída do goleiro Gabriel.
Na marca dos 31, Pepê sentiu dores musculares e foi substituído por Felipe Carballo. O uruguaio gerou duas chances de gol. Primeiro aos 39, ao cabecear após escanteio cobrado por Reinaldo da esquerda. Victor Luís salvou em cima da linha. A jogada foi repetida aos 47, com cobrança de Cristaldo, mas foi a vez do goleiro Gabriel espalmar para a linha de fundo.
Publicidade
LEIA MAIS: Jaqueline Weber vive expectativa por estreia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
No segundo tempo, o Coritiba voltou com o atacante argelino Islam Slimani, recuperado de dores musculares, na vaga de Matheus Bianqui. O Grêmio sofreu um prejuízo aos seis minutos. Pedro Geromel dividiu com Maurício Garcez e sentiu dores musculares. O capitão foi substituído por Bruno Uvini. Já na marca dos 12 minutos, Cristaldo derrubou Marcelino Moreno na grande área e o árbitro assinalou o pênalti. Robson cobrou no centro e saiu para comemorar o empate. Logo depois, Suárez desperdiçou uma chance aos 17. Fábio rolou para a entrada da área e o uruguaio finalizou de primeira. A bola passou rente ao travessão.
Publicidade
Na marca dos 18 minutos, foi a vez de Reinaldo perder a chance. Suárez cruzou, Thalisson Gabriel desviou de cabeça para trás e o lateral ficou livre com a bola. A finalização saiu cruzada, à esquerda do goleiro. Aos 21, o Coxa reforçou a marcação com Bruno Gomes na vaga de Maurício Garcez. Outro lance não aproveitado ocorreu aos 24 minutos. Suárez ganhou e arrancou pelo meio. Após passe para a esquerda, Reinaldo bateu rasteiro. A bola passou rente à trave esquerda.
LEIA MAIS: Jornal uruguaio afirma que Suárez vai assinar por um ano com o Inter Miami
Aos 26, Galdino abriu espaço e concluiu de canhota por cima. Na sequência, Reinaldo cobrou escanteio da esquerda, o goleiro tirou de soco e Fábio mandou um petardo à direita. Renato Portaluppi decidiu por três trocas aos 27. João Pedro, Ferreira e Besozzi entraram nas vagas de Fábio, Cristaldo e Galdino. No Coritiba, Andrey foi para o jogo na vaga de Sebastián Gómez. O Coritiba teve mais duas trocas aos 34. Robson e Victor Luís saíram para as entradas de Jesé Rodríguez e Jamerson.
Publicidade
Aos 35, Bruno Gomes finalizou e a bola desviou em Bruno Uvini. A bola passou rente à trave esquerda. Na sequência, após jogada trabalhada, Jesé Rodríguez finalizou e Gabriel Grando pegou firme. O Grêmio saiu do sufoco com gol de Ferreira aos 38 minutos. Suárez dominou a bola na esquerda, trombou com Diogo Batista e cruzou da linha de fundo. Ferreira apenas completou para o gol. Slimani atingiu Kannemann aos 40 minutos e foi expulso. No fim, o Grêmio não correu riscos e garantiu os três pontos
LEIA MAIS: CBF mantém paralisação nas Datas Fifa em 2024 e anuncia Brasileirão com jogo de abertura
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2023 – 31ª RODADA
CORITIBA 1 x 2 GRÊMIO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 01/11/2023, quarta-feira
Horário: 20 horas
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Marcelino Moreno e Slimani (Coritiba); Fábio e Kannemann (Grêmio)
Cartão vermelho: Slimani (Coritiba)
Gols: Villasanti (Grêmio) – 27min/1º, Robson (Coritiba) – 15min/2º e Ferreira (Grêmio) – 38min/2º
CORITIBA: Gabriel; Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luís (Jamerson); Willian Farias, Matheus Bianqui (Islam Slimani), Sebastián Gómez (Andrey) e Marcelino Moreno; Maurício Garcez (Bruno Gomes) e Robson (Jesé Rodríguez)
Técnico: Thiago Kosloski
GRÊMIO: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Pedro Geromel (Bruno Uvini), Walter Kannemann e Reinaldo; Mathías Villasanti, Pepê (Felipe Carballo) e Franco Cristaldo (Ferreira); Everton Galdino (Lucas Besozzi) e Luis Suárez
Técnico: Renato Portaluppi
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙