Categories: Esportes

Grêmio supera o Bahia quase no fim e volta à vice-liderança

O Grêmio precisou de muita paciência para vencer o Bahia por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, 12, na Arena, no fechamento da sexta rodada do Brasileirão. Apesar das dificuldades no confronto, o Tricolor não desistiu e conquistou o resultado positivo nos pés do lateral-esquerdo Bruno Cortez, aos 41 minutos do segundo tempo. Com o triunfo – o terceiro seguido na competição nacional – o time gaúcho retornou à vice-liderança, alcançando 15 pontos, apenas um a menos que o Corinthians. O próximo compromisso será diante do Fluminense no feriado de quinta-feira, 15, às 21 horas, no Maracanã. Há pouco menos de duas semanas, o time carioca foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil.

PRIMEIRO TEMPO
O técnico Renato Portaluppi desfez o mistério na escalação uma hora antes do jogo. Com Lucas Barrios lesionado, ele optou pelo retorno do capitão Maicon no meio-campo e Luan jogando mais adiantado. A primeira finalização foi do Bahia. Aos 2 minutos, Juninho cobrou falta frontal e Marcelo Grohe defendeu sem problemas. O Grêmio ameaçou aos 6. Pedro Rocha recebe passe de Luan na ponta esquerda, puxopu para o meio e chutou colocado, com perigo, à esquerda do gol de Jean.

Com espaços, o Bahia trocava passes e não se intmidava em campo. Aos 7, Renê Júnior encontrou Zé Rafael, que avançou em velocidade e finalizou no gol. A bola foi no canto, mas sem força, e Marcelo Grohe defendeu com tranquilidade. O Grêmio tentava ser agressivo, porém não conseguia se livrar da marcação da equipe baiana. Aos 17, Edilson lançou na entrada da área para Arthur, que dominou no peito e finalizou desviado na defesa, saindo a escanteio. O confronto era amarrado e sem infilitração nas duas áreas. Com isso, Luan e Edigar Júnio não conseguiam ser acionados.

Publicidade

Aos 31, os donos da chegaram bem no contra-ataque. Luan arrancou pelo meio, tabelou com Ramiro e, dentro da área do Bahia, arrematou fraco nas mãos de Jean. Se o Grêmio tinha dificuldade para ingressar na defesa adversária, a alternativa era as finalizações de média e longa distância. Aos 33, Luan arriscou da intermediária, sem direção.

O Bahia respondeu aos 35. Pela esquerda, Zé Rafael chegou batendo de canhota e Marcelo Grohe caiu para fazer a defesa. A melhor chance para o Tricolor abrir o placar no primeiro tempo ocorreu aos 37. Maicon tocou para Pedro Rocha no lado esquerdo. De frente cara do gol, o camisa 32 tentou por cobertura e Jean fez boa intervenção. Aos 44, Zé Rafael ficou com a sobra no escanteio, mas bateu torto pela linha de fundo. Dois minutos depois, Luan finalizou por cima da meta de Jean.


Com a lesão de Léo Moura, Edilson retornou à titularidade na lateral direita (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Publicidade

SEGUNDO TEMPO
O Grêmio começou a etapa complementar com as mesmas dificuldades do primeiro tempo. O Baha exercia uma forte marcação e não dava espaços. O time gaúcho tentava apostar no toque de bola até infilitrar na área adversária, mas a defesa do Tricolor baiano estava bem postada. Aos 13, o estádio comemorou quando Renato chamou Everton, autor de três gols no 6 a 3 sobre a Chapecoense, na rodada passada. Ele ingressou na vaga de Arthur, que teve uma atuação discreta.

As chances efetivas de gol eram escassas. Aos 18, Luan poderia ter partido em velocidade, mas chutou longe pela linha de fundo. A equipe de Salvador não tinha produção ofensiva, no entanto, mostrava solidez na defesa. Insatisfeito com o desempenho do time, Renato decidiu a segunda troca. Aos 26, Fernandinho ocupou o lugar de Pedro Rocha, que deixou o gramado entre vaias e aplausos da torcida. O tempo passava, deixando os gremistas cada vez mais apreensivos. 

O Tricolor chegou com perigo aos 34. Edilson cruzou na área, Tiago afastou mal, Fernandinho dominou e ajeitou para Bruno Cortez, que bateu de primeira em cima da zaga do Bahia. Aos 37, a última modificação no Grêmio, com Lincoln substituindo Maicon. Se o jogo estava encardido, a bola parada poderia fazer a diferença. E, finalmente, fez aos 41 minutos. Luan cobrou escanteio pela esquerda, Pedro Geromel desviou no primeiro poste e Bruno Cortez, sozinho no segundo, só empurrou para o fundo da rede – 1 a 0. Atrás no placar, Bahia saiu mais para o jogo e o Grêmio se fechou, garantindo a vitória até o final.

Publicidade

BRASILEIRÃO 2017 – 6ª RODADA
GRÊMIO 1 a 0 BAHIA

Data e horário: Segunda-feira, 12 de junho, 20 horas
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Cartão amarelo: Gustavo Ferrareis (Bahia)
Gol: Grêmio – Bruno Cortez (41/2ºT)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Everton), Maicon (Lincoln), Ramiro e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan
Técnico: Renato Portaluppi

Publicidade

BAHIA
Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca (Rodrigo Becão) e Matheus Reis; Renê Júnior, Juninho, Zé Rafael, Allione (Gustavo Ferrareis) e Vinícius (Mendoza); Edigar Júnio
Técnico: Jorginho

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.