O Grêmio se mantém firme e forte na briga pela última vaga direta via Brasileirão para a Copa Libertadores 2019. Na noite deste domingo, 18, o Tricolor fez a sua parte sem maiores sustos e, com gols de Cícero e Everton, derrotou a Chapecoense por 2 a 0, na Arena. O resultado mantém a equipe na quarta colocação, com 62 pontos, mesma pontuação do São Paulo, mas com uma vitória a mais.
O resultado também garante matematicamente o Grêmio, ao menos, na pré-Libertadores. Agora, o Tricolor gaúcho terá dois jogos fora de casa em quatro dias para seguir buscando um lugar na fase de grupos da competição continental. A primeira parada é no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira, 21, onde o Grêmio encara o Flamengo, às 21h45, no Maracanã, pela 36ª rodada.
Renato Portaluppi teve muitos problemas para escalar seu time diante da Chape. Maicon e Paulo Miranda se somaram à extensa lista de desfalques, devido a lesões musculares. Ramiro também sentiu, mas ficou no banco de reservas. Marcelo Oliveira voltou a sua posição de origem e atuou ao lado de Geromel na defesa, enquanto Michel fez dupla com Cícero no meio. No ataque, Jael ficou no banco e André começou a partida como titular.
Publicidade
Jean Pyerre comanda meio e bola parada é decisiva novamente
Mesmo com muitos desfalques, o Grêmio tomou a iniciativa diante de sua torcida e exerceu domínio sobre a Chapecoense durante os minutos iniciais. Em ascensão no elenco, Jean Pyerre foi o primeiro a arriscar, aos oito minutos, em cobrança de falta colocada. Jandrei defendeu sem sustos. A bola parada, por sinal, era a arma gremista no primeiro tempo, principalmente partindo dos pés de Alisson.
A Chapecoense só foi dar as caras no ataque aos 17 minutos, mas o chute de Wellington Paulista foi tão sem direção que saiu pela lateral. No minuto seguinte, Everton bateu de fora da área e Jandrei segurou firme. Aos 21, foi a vez de André aproveitar cobrança de falta e cabecear por cima, quase abrindo o placar na Arena.
Publicidade
De tanto insistir, o gol veio aos 24 minutos. Mais uma vez Alisson bateu falta com categoria e Cícero subiu mais alto do que todo mundo para testar firme, abrindo o placar na Arena.
Publicidade
E as redes foram balançadas logo no minuto seguinte, mas a arbitragem anotou posição irregular de Jean Pyerre antes do garoto finalizar para a meta adversária. Ele teve mais uma chance, aos 32, em um bonito chute que levou perigo. A Chape chegou aos 42 minutos, mas o chute rasante de Doffo não levou perigo e Paulo Victor apenas acompanhou.
Everton marca golaço e garante mais três pontos ao Tricolor
O ritmo do jogo caiu no segundo tempo. A Chapecoense até equilibrou as ações nos primeiros minutos, mas sem conseguir transformar em pressão sobre o adversário. O Grêmio retomou o controle a partir dos 10 minutos, quando Léo Moura fez boa jogada e finalizou para fora. Quatro minutos depois, Cícero cobrou falta de longe e Jandrei defendeu.
Publicidade
A resposta da Chape, aos 15 minutos, assustou. Wellington Paulista bateu de fora da área e Paulo Victor defendeu. Mas o Grêmio não desistia de aumentar a vantagem. E Jean Pyerre mais uma vez tentou chamar a responsabilidade, ao fazer jogada individual e obrigar Jandrei a defender em dois tempos, aos 20 minutos. Depois, aos 26, o goleiro do time catarinense precisou trabalhar em chute colocado de Everton.
O duelo Everton e Jandrei teve mais um capítulo aos 29 minutos, mas desta vez o gremista levou a melhor. Ele recebeu belo lançamento de Jael (que recém havia entrado em campo), ganhou na velocidade e deu um toquinho por cima do goleiro, ampliando o placar na Arena.
Publicidade
O gol de Everton caiu como um balde de água fria nas pretensões da Chapecoense, que até levou perigo em dois chutes de Bruno Silva. Um deles acertou a trave. Mas gol que é bom, nada. E o Grêmio comemorou mais uma vitória no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO – 35ª RODADA
GRÊMIO 2×0 CHAPECOENSE
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 18 de novembro de 2018, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Arbitragem: Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, André (Grêmio); Bruno Pacheco, Canteros (Chapecoense)
Gols: Cícero (Grêmio) – 24 min/1ºT; Everton (Grêmio) – 29 min/2ºT
GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Marcelo Oliveira e Bruno Cortez; Michel, Cícero, Jean Pyerre (Douglas), Alisson e Everton (Marinho); André (Jael)
Técnico: Renato Portaluppi
CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Elicarlos (Bruno Silva), Márcio Araújo, Canteros (Barreto) e Doffo (Capixaba); Wellington Paulista e Leandro Pereira
Técnico: Claudinei Oliveira
This website uses cookies.