Categories: Esportes

Grêmio recebe o Coritiba por vaga nas quartas de final

Uma incerteza se apresentou para Roger Machado na tarde de quarta-feira, 26, no último trabalho do Grêmio antes do jogo de volta contra o Coritiba pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O meia Giuliano acusou desconforto muscular e apenas correu em volta do gramado da Arena, local do duelo das 21 horas desta quinta-feira, 27. Ele concentrou com os demais jogadores relacionados, mas vai ser reavaliado antes da partida para definir se inicia como titular ou no banco de reservas ou até de fora. O centroavante Bobô também sente dores e nem entrou na lista para esta noite – Roger, então, chamou Matheus Batista, de 20 anos, artilheiro do time B.

“A gente vai reavaliar o Giuliano. Ele está concentrado. Teve um desconforto e estamos analisando por precaução. Ele é o tipo de jogar que devemos ter atenção, porque muitas vezes quer nos ajudar mesmo sem ter as melhores condições”, explicou Roger. Apesar da dúvida no meio-campo, o técnico gremista garante que a equipe vai se apresentar da mesma maneira, independente de quem for o escalado. “Nossa mecânica de jogo e a forma de atuar não se alteram com as peças que começam a partida. Contra o Fluminense, usei o William Schuster pela característica e importância tática. Temos a vantagem da vitória na primeira partida, mas não temos nada definido. Temos que jogar para vencer e classificar”, sentenciou o comandante.

O Grêmio venceu por 1 a 0 em Curitiba na semana passada e avança às quartas de final da Copa do Brasil com nova vitória ou empate. O Coxa precisa vencer por um ou mais gols de diferença, mas empurra a definição da vaga para as cobranças de pênaltis caso devolva o 1 a 0. O clube paranaense será o adversário do Tricolor também na próxima partida e na Arena, neste domingo, 23, às 11 horas, pela 21ª rodada do Brasileirão. Depois disso, haverá novos compromissos em meio e fim de semanas, fator que pode agravar o quadro de lesões e fadiga. Roger descarta instituir um rodízio de jogadores, mas admite poupar algum deles em situações pontuais. “A gente vai analisar caso a caso. Quero ter os melhores e nas melhores condições sempre. Não vou optar por preservação, mas temos que ser inteligentes e ver se há a iminência de perder algum jogador por um período maior. Então temos que tomar a decisão de tirá-lo para poder ter ele 100% para o restante da temporada”, explicou.

Publicidade

O caso do atacante Bobô é um exemplo. “O Bobô está fora por ter sentido uma lesão e, juntamente com o Departamento Médico, optamos por deixá-lo fora”, justificou Roger, que promove mais um garoto das categorias de base para o time principal. Matheus Batista, da chamada equipe de transição, está entre os relacionados para o jogo desta noite. “Treinou com a gente o Batista, um menino que tem feito bons jogos no nosso time B, feito gols, e temos observado. Ele irá compor o banco para nos ajudar”, afirmou. O jovem avante é um dos destaques do Grêmio na Copa Luiz Fernando Costa, onde anotou seis gols em seis partidas. Matheus Batista pode virar opção de Roger a partir de segunda-feira, quando o meia-atacante Luan se apresenta à seleção brasileira olímpica. Ele será desfalque por três jogos – contra Figueirense, Goiás e Corinthians –, assim como o goleiro Marcelo Grohe, cedido à seleção principal pelo mesmo período.

Ney Franco deve poupar titulares do Coritiba esta noite

O Coritiba está em desvantagem para o jogo desta noite contra o Grêmio, que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Para seguir em frente, o time paranaense precisa vencer por um gol de diferença – menos 1 a 0, que leva a pênaltis – ou mais na Arena. Contudo, a sequência de compromissos no meio e no fim de cada semana faz o técnico Ney Franco pensar em poupar jogadores titulares hoje, a fim de ter time completo e descansado contra o mesmo Grêmio no domingo, às 11 horas, igualmente em Porto Alegre, pela 21ª rodada do Brasileirão. Nessa competição, o Coxa vai muito mal das pernas – abre a zona de rebaixamento à Série B, com 21 pontos.

Publicidade

Três titulares são desfalques certos hoje porque já atuaram em fases anteriores da Copa do Brasil por outros clubes: o goleiro Wilson, o meia Lúcio Flávio e o atacante Henrique Almeida. Ney Franco também não conta com o zagueiro Rafael Marques e o lateral Juan, lesionados. Mas há quem não queira perder a tentativa de virada sobre o Tricolor na Arena esta noite, a fim de garantir a passagem às quartas de final.

“Eu prefiro ir para o jogo. Venho esperando essa chance há bastante tempo e agora que apareceu, quero estar em todos os jogos. Não quero deixar escapar essa chance”, avisou o atacante Negueba. “Estou aqui para ajudar a defender essa camisa sempre que possível. Se depender de mim, opto por jogar e ajudar o Coxa”, reforçou o meia Ruy. “Independente de quem jogar, vamos buscar a vitória e a classificação. É um jogo decisivo e não terá outro para nos redimirmos”, emendou Ruy, que deixou a partida contra a Chapecoense, no domingo, com alto desgaste físico e deve mesmo ser poupado.

FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO X CORITIBA

Publicidade

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de agosto de 2015, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (Asp. Fifa-SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (Asp. Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano (William Schuster ou Pedro Rocha) e Douglas; Luan e Fernandinho
Técnico: Roger Machado

CORITIBA: Bruno; Leandro Silva, Walisson Maia, Luccas Claro e Henrique; Alan Santos, Misael (Ícaro) e Thiago Galhardo; Negueba, Evandro e Rafhael Lucas
Técnico: Ney Franco

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.