O Grêmio vai precisar de muita superação no dia 5 de maio, quinta-feira da semana que vem, a partir das 19h30, para reverter a vantagem que o Rosario Central abriu na noite desta quarta-feira, 27, e seguir em frente rumo ao título de tricampeão da América. O time da Argentina venceu por 1 a 0, gol do perigoso Marco Rubén aos 14 minutos do primeiro tempo, e amarrou a equipe gaúcha dentro da Arena, em Porto Alegre.
No segundo e decisivo duelo entre as equipes nas oitavas de final, o Grêmio terá de ter mais alternativas para se desfazer dessa forte marcação do Rosario e buscar o resultado que lhe interessa. Fora a devolução do 1 a 0, que provocará a definição da vaga nas quartas nas cobranças de pênaltis, vitória por qualquer placar serve ao Tricolor – com um gol de diferença, a partir de 2 a 1, avança pelo critério de desempate do saldo qualificado (gol fora de casa conta em dobro). O time argentino conta com novo triunfo ou empate para se classificar.
Vantagem argentina no primeiro tempo
Com seu estilo ofensivo, o time argentino iniciou querendo jogar de igual para igual com os donos de casa e chegavam mais dentro da área adversária nos primeiros minutos. Até uma finalização saiu com Marco Rubén, que chutou muito alto, sem perigo, mas teve espaço para concluir. A correria e as trombadas eram a tônica das partida nas movimentações iniciais.
Publicidade
Quando o Grêmio conseguiu se livrar da marcação alta do Rosario, Miller Bolaños recebeu lindo lançamento rasteiro de Douglas, entrou na área, driblou o goleiro e ficou sem ângulo para a finalização a gol aos 11 minutos. A respota da equipe argentina foi com bola na rede aos 14. Bressan errou ao tocar a bola de cabeça para trás, Ramiro disputou a posse com Herrera e ela se apresentou para Marco Rubén mandar para a rede – Rosario 1 a 0.
O prejuízo parcial mexeu com o time gremista, que se lançou ao ataque em busca do empate. Giuliano foi colocado na cara do goleiro no passe de Luan, mas Sosa se virou bem para desfazer o perigo com o pé aos 16 minutos. A equipe argentina recuou, esperando o Tricolor errar para partir no contagolpe.
Não houve acerto de jogadas gremistas e tampouco contragolpe dos visitantes – o jogo amornou de vez. Aos 42 minutos, na primeira chance de gol bem viva do Tricolor, Miller Bolaños finalizou do risco da pequena área por cima do alvo. A resposta, no minuto seguinte, foi com Marco Rubén, que bateu do bico da grande área e acertou o travessão de Grohe.
Publicidade
Segundo tempo sonolento
O jogo recomeçou morno no segundo tempo, novamente com o Grêmio atacando de qualquer jeito, sem organizar uma jogada para boa finalização, enquanto o Rosario cercava, esperando uma chance de contra-atacar. Roger Machado mexeu no time aos 15 minutos. O volante e capitão Maicon, que na segunda-feira negou responsabilidade do atual elenco do Grêmio pelo jejum de títulos nacionais e internacionais, saiu sob vaias para o ingresso do atacante Everton.
A diminuição de um homem de marcação no Grêmio – e que também tinha a função de organizar a equipe do meio para a frente – deu ao Rosario mais espaço para avançar e o time argentino imediatamente procurou ocupá-lo. Roger fez nova troca aos 21, no ataque, retirando Bolaños para o ingresso de Bobô. Mais 5 minutos e mudou o articulador do Tricolor: Douglas deu lugar a Lincoln.
O sono do duelo só foi quebrado aos 34 minutos, quando o Grêmio criou a primeira chance de gol em toda a segunda etapa. Da esquerda, Lincoln lançou no meio da área, onde Bobô cabeceou na direção da meta, mas a bola amorteceu nas costas de Pinola e ficou fácil para a defesa de Sosa. A partida se arrastou morna até os 50 minutos e o Rosario levou boa vantagem para o duelo na Argentina no dia 5 de maio.
Publicidade
COPA LIBERTADORES – OITAVAS DE FINAL
GRÊMIO 0 a 1 ROSARIO – JOGO 1
Data e hora: 27 de abril, quarta-feira, 21h45
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Víctor Carrillo (Peru)
Cartões amarelos: Walace, Bressan, Maicon, Bolaños e Fred (Grêmio); Pinola, Burgos, Cervi, Musto e Lo Celso (Rosario)
Gol: Rosario – Marco Rubén (14/1ºT)
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Everton), Giuliano, Douglas (Lincoln) e Luan; Miller Bolaños (Bobô)
Técnico: Roger Machado
Publicidade
ROSARIO
Sosa; Salazar, Burgos, Donatti e Pinola; Musto, Montoya, Fernández e Cervi (Gil Romero); Herrera e Marco Rubén (Lo Celso)
Técnico: Eduardo Coudet