O Grêmio se despediu da primeira fase do Gauchão com derrota de 1 a 0 para o São Paulo na noite desta quarta-feira, 29, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. O Tricolor terminou na quarta posição, com 17 pontos, e vai enfrentar o Veranópolis, quinto colocado, nas quartas de final da competição. O duelo de ida será no próximo domingo, 2, às 16 horas, no David Antônio Farina, na Serra, e o da volta no sábado, 8, no mesmo horário, na Arena. Na etapa classificatória, houve empate por 1 a 1 em Porto Alegre. Já o Leão da Zona Sul, que corria risco de rebaixamento à Série A2, permanecerá na elite em 2018.
PRMEIRO TEMPO
O técnico Renato Portaluppi mandou um time reserva para enfrentar o São Paulo. Foi a oportunidade para atletas como o lateral-esquerdo Bruno Cortez e os meias Gaston Fernández e Lincoln mostrarem serviço. A expectativa pela escalação do zagueiro Bruno Rodrigo desde o início não se confirmou e ele começou no banco de reservas. Com a braçadeira de capitão, Bressan foi escolhido para atuar ao lado de Rafael Thyere.
Publicidade
Os primeiros minutos forma de muita disposição, mas poucas chances para os dois lados. O duelo era truncado e as duas equipes tratavam de fechar os espaços. Sem infilitrar na área adversária, o Grêmio tentava chegar nas bolas paradas, mas encontrava dificuldades. O São Paulo se fechava na defesa e apostava nos contra-ataques. Apesar da movimentação, nenhum time conseguia se impor em campo. Aos 20, Henrique colocou na área, Rafael Pilões ganhou e girou, porém bateu por cima do gol de Bruno Grassi, que ganhou a vaga de Léo.
O Tricolor respondeu no minuto seguinte. Gata Fernández deu bonito corte na marcação e abriu para Leonardo. Pelo lado direito, ele cruzou e Diego Rocha afastou o perigo. O São Paulo desceu bem aos 25. Da intermediária, Rafael Pilhões chutou forte, obrigando Grassi espalmou para o lado, evitando que os donos da casa abrissem o placar. O Grêmio administrava a posse de bola, controlava as ações, no entanto, não tinha conclusão perigosa à meta de Roballo. Aos 41, Fernandinho cobrou falta e mandou longe. A etapa inicial terminou com placar fechado e baixíssima qualidade técnica.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
As equipes retornaram do intervalo sem mudanças. O Grêmio voltou mais disposto e marcando mais presença no campo de ataque. Logo a 37 segundos, Jailson dominou com espaço e arriscou de fora da área. A bola saiu pela linha de fundo, à direita do gol de Roballo. Aos 6, Fernandinho cobrou a falta rasteira em cima da barreira. Pouco depis, o São Paulo tentou chegar com Chico, que avançou em velocidade, mas bateu sobre a marcação, após furada de Bruno Cortez.
Aos 15, Fernandinho passou por Henrique e colocou na área. A bola ia chegando em Gastón Fernández, mas Diego Rocha cortou. A primeira chegada forte do Leão da Zona Sul ocorreu aos 16. Leomir aproveitou o rebote na entrada da área e soltou a bomba no canto esquerdo de Bruno Grassi, que fez boa defesa. Depois de pressionar no começo da etapa complementar, o Grêmio recuou e parecia gostar do resultado fora de casa.
A primeira troca do Tricolor ocorreu aos 28, com Maxi Rodríguez na vaga de Gata Fernández, que teve atuação discreta. Aos 30, o São Paulo abriu o placar após falha bizarra de Bruno Grassi. Na cobfrança de falta, Cleiton levantou na área, o arqueiro gremista sai do gol e ia segurando a bola, mas deixou ela escapar e Cleylton só empurrou para o fundo da rede – 1 a 0. Aos 32, Renato Portaluppi mexeu pela segunda vez, com Arthur na vaga de Michel.
Publicidade
Depois, aos 38, o sul-africano Ty Sandows entrou no lugar de Jailson, na última troca. O Grêmio assustou aos 42. Pela direita, Maxi Rodríguez cobrou a falta, a bola tocou na trave e nas costas de Roballo., antes de sair a escanteio. Aos 45, o Tricolor quase deixou tudo igual. Maxi colocou na área, Thyere desviou e o Roballo salvou o São Paulo, que comemorou a vitória e a permanência na elit do futebol gaúcho no ano que vem.
GAUCHÃO – 1ª FASE – 11ª RODADA
SÃO PAULO 1 a 0 GRÊMIO
Data e horário: 29 de março, quarta-feira, 21h45
Local: Aldo Dapuzzo, em Rio Grande
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Cartões amarelos: Fidélis, Cleiton e Cleylton (São Paulo); Michel (Grêmio)
Gol: São Paulo – Cleylton (30/2ºT)
Publicidade
SÃO PAULO
Roballo; Lara, Diego Rocha, Cleylton e Henrique (Afonso); Dema, Fidelis, Leomir e Fred Saraiva (Welder); Chico (Cleiton) e Rafael Pilões
Técnico: Márcio Nunes
GRÊMIO
Bruno Grassi; Leonardo, Rafael Thyere, Bressan e Bruno Cortez; Michel (Arthur), Jailson (Ty Sandows), Fernandinho, Gastón Fernández (Maxi Rodríguez) e Lincoln; Everton
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade