O Grêmio nem teve muito tempo para lamentar a perda do título na final da Copa do Brasil. Apenas três dias após ser derrotado pelo Palmeiras, em São Paulo, o Tricolor inicia participação em outra competição importante e em um confronto de caráter decisivo. A partir das 21h30 desta quarta-feira, 10, na Arena, recebe o peruano Ayacucho para o duelo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores.
Sem o caneco da Copa do Brasil, o time antecipou a sua estreia no torneio continental. E agora terá de avançar em dois mata-matas para atingir a fase de grupos. Assim, além de passar pelo rival peruano, depois terá de eliminar Unión Española ou Independiente del Valle.
Embora com pouco tempo de preparação para o confronto, o Grêmio passou por algumas mudanças – dentro e fora de campo – enquanto digeria a queda para o Verdão. O técnico Renato Portaluppi deve apostar mais uma vez em Vanderson na lateral direita. Além disso, dará chance ao meia chileno Pinares e ao atacante Ferreira. Isso porque Jean Pyerre teve uma lesão muscular na coxa direita e será desfalque por três a quatro semanas, enquanto Pepê sentiu um desconforto no quadril, mas o exame não apontou maior gravidade.
Publicidade
Com o mesmo problema de Jean Pyerre, o argentino Churín ficará entregue ao Departamento Médico por até seis semanas. Em uma mudança por opção técnica, o goleiro Paulo Victor, visto pela torcida como um dos vilões na derrota para o Palmeiras, sequer foi relacionado para a estreia. Vanderlei, antes sacado, retoma a titularidade.
Adversário perdeu técnico em dezembro
Fundado em 2008, o Ayachucho vai iniciar a sua primeira participação na Libertadores. O time não disputa partidas oficiais desde dezembro, quando caiu para o Sporting Cristal nas semifinais do Campeonato Peruano. Desde então, perdeu o técnico argentino Gerardo Ameli, substituído pelo até então auxiliar Walter Fiori, e o artilheiro Mauricio Montes, hoje no Cusco FC. Mas também se reforçou com o atacante mexicano Othoniel Arce e o meia uruguaio Pablo Lavandeira, e manteve a base do elenco que faturou o Torneio Apertura.
Publicidade
Um desafio maior para o time peruano para avançar na Libertadores será a mudança no palco do duelo de volta, que não poderá ser disputado no país pela proibição da entrada de brasileiros por lá em razão da pandemia. Assim, a Conmebol agendou o confronto para Quito, na próxima terça-feira, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES – SEGUNDA FASE
GRÊMIO x AYACUCHO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 10/03/2021
Horário: 21h30
Árbitro: Augusto Aragon
Assistentes: Byron Romero e Andres Tola (trio equatoriano)
Publicidade
Rádio: Gazeta FM 107,9 e Rio Pardo FM 103,5
Portal Gaz: Minuto a minuto com Guilherme Athayde
TV: Conmebol TV e SBT
GRÊMIO: Vanderlei; Vanderson, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
AYACUCHO: Ítalo Espinoza; Aldair Salazar, Carlos Beltrán, Minzum Quina e Jesús Mendieta; Guillermo Firpo, Leandro Sosa e Pablo Lavandeira; Robert Ardiles, Carlos Olascuaga e Othiel Arce
Técnico: Walter Fiori
Publicidade
This website uses cookies.