Em uma noite de Michel, Luan e Everton, o Grêmio venceu a Chapecoense por 6 a 3 nesta quinta-feira, 8, na Arena Condá, pela quinta rodada do Brasileirão. O Tricolor assumiu a vice-liderança da competição nacional com os mesmos 12 pontos do Coritiba, mas fica à frente em razão do saldo de gols (8 contra 5) e está a um do líder Corinthians. Na próxima segunda-feira, o time gaúcho recebe a visita do Bahia a partir das 20 horas, na Arena. O zagueiro Pedro Geromel, que havia sido desfalque porque estava gripado, retorna à equipe na vaga de Rafael Thyere, que atuou ao lado de Kannemann.
PRIMEIRO TEMPO
Os donos da casa tomaram a iniciativa nos primeiros minutos. Logo aos 47 segundos, Rossi chutou por cima da meta de Marcelo Grohe. Aos 3, Welligton Paulista fez o pivô e ajeitou para Luiz Antônio. Ele bateu e a bola desviou em Thyere, saindo pela linha de fundo. O Tricolor tentou responder dois minutos depois com Michel, que avançou e mandou longe do gol defendido por Jandrei. O duelo era aberto e movimentado. O Grêmio adiantava a marcação para dificultar a saída de bola do adversário.
Aos 12, Luiz Antônio bateu e Grohe defendeu com tranquilidade. O time visitante buscava surpreender com velocidade na transição do meio para frente. Porém, a equipe alviverde fechava os espaços. O jeito era arriscar de longe. E foi o que Michel fez aos 21, marcando um golaço. Do meio-campo, ele encobriu o goleiro Jandrei, que estava adiantado no lance – 1 a 0. Cinco minutos mais tarde, o Tricolor ampliou na bola parada. Luan cobrou falta na cabeça de Michel, que estava completamente livre no meio da área – 2 a 0 e o segundo gol do camisa 5.
Publicidade
A Chapecoense descontou aos 34 em uma falha bizarra de Marcelo Grohe. Pela esquerda, Luiz Antônio bateu a falta. Ninguém desviou e o arqueiro tricolor caiu com a bola dentro do gol. Os jogadores do Grêmio alegaram que ela não havia cruzado toda a linha, mas o árbitro adicional Paulo Roberto Alves Júnior, que estava atrás, validou o gol. O time alviverde se animou e passou a ocupar mais o campo de ataque. Aos 47, quase empatou o confronto. Dentro da pequena área, Seijas, ex-Inter, chutou fraco. Mesmo assim, a bola passou por entre as pernas de Grohe e Kannemann, bem posicionado, salvou quase em cima da linha.
Michel marcou os dois primeiros gols do Tricolor em Santa Catarina (Foto:Lucas Uebel/Grêmio)
SEGUNDO TEMPO
A Chapecoense começou a mil e, por pouco, não igualou o placar aos 2 minutos. Rossi avançou pela direita e cruzou rasteiro. Kannemann desviou para trás e quase marcou contra. Aos 4, Reinaldo arremessou a bola na área, Grohe saiu mal do gol e, na sobra, Wellington Paulista bateu para fora. Sem investir contra o adversário, o Grêmio recuava e o time catarinense pressionava em busca do empate. As jogadas partiam principalmente pelo lado direito, com Rossi e Apodi.
Publicidade
O Grêmio só conseguiu ameaçar aos 11. Barrios serviu Luan, mas Apodi se antecipou e salvou a Chape com um carrinho preciso. Aos 14, Barrios saiu para a entrada de Everton. E o camisa 11 mudou a história do jogo, balançando a rede duas vezes em sequência. Aos 15, ele recebeu de Pedro Rocha e, na saída de Jandrei, tocou por cobertura – 3 a 1. No minuto seguinte, Luan lançou e Everton bateu cruzado, fazendo 4 a 1 para o Grêmio. Aos 21, Jandrei cometeu pênalti claro em Pedro Rocha, porém o árbitro Rodoplho Toski Marques mandou o jogo seguir.
O time alviverde diminuiu o prejuízo novamente aos 27. Rossi cruzou da direita e a bola bateu no braço de Bruno Cortez. O árbitro adicional Fábio Filipus assinalou a penalidade. Na cobrança, Reinaldo colocou rasteiro no canto direito de Grohe – 4 a 2. Aos 29, a segunda troca no Grêmio, com Maicon ocupando a vaga de Pedro Rocha. O Grêmio ainda conseguiu ampliar aos 35. No contra-ataque, Luan acionou Everton, que invadiu a área pela esquerda e tocou na saída de Jandrei – 5 a 2 e a torcida começou a gritar olé na Arena Condá. Foi a noite de hat-trick de Cebolinha. Aos 38, Edlson substituiu Léo Moura. Aos 44, a Chapecoense fez o terceiro. Rossi cruzou e Arthur Caike subiu sozinho – 5 a 3. Só que, no minuto seguinte, Ramiro tocou para Luan, que apenas deslocou Jandrei- 6 a 3.
BRASILEIRÃO 2017 – 5ª RODADA
CHAPECOENSE 3 a 6 GRÊMIO
Publicidade
Data e horário: Quinta-feira, 8 de junho, 20 horas
Local: Arena Condá, em Chapecó
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Apodi e Andrei Girotto (Chapecoense); Kannemann, Bruno Cortez e Marcelo Grohe (Grêmio)
Gols: Grêmio – Michel (21/1ºT e 26/1ºT), Everton (15/2ºT, 16/2ºT e 35/2ºT) e Luan (45/2ºT); Chapecoense – Luiz Antônio (34/1ºT), Reinaldo (27/2ºT) e Arthur Caike (44/2ºT)
CHAPECOENSE
Jandrei; Apodi, Luiz Otávio, Victor Ramos e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio (Osman) e Seijas (Nadson); Rossi, Arthur Caike e Wellington Paulista (Túlio de Mello)
Técnico: Vagner Mancini
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (Edilson), Rafael Thyere, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Artur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Maicon); Lucas Barrios (Everton)
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade