O Grêmio superou o Sport por 3 a 0 na Arena e ganhou um novo ânimo para a reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. O Grêmio chegou aos 53 pontos, oito a mais do que o Londrina, quinto colocado, e ultrapassou o Bahia para assumir o segundo lugar na tabela. A equipe de Renato Portaluppi torce por tropeço do time baiano no sábado, contra o Operário-PR, para se manter nesta posição. Já os paranaenses recebem a Ponte Preta, na sexta-feira. Destaque na vitória sobre o Vasco, Thaciano teve detectada uma lesão muscular na coxa esquerda. Como Campaz também está no DM, Renato optou por uma escalação mais cautelosa. Thiago Santos entrou para formar dupla com Bitello, e Lucas Leiva jogou mais liberado, com a missão de abastecer Diego Souza, Guilherme e Biel.
O time saiu de campo vaiado após o término do primeiro tempo. Na etapa final, com melhor futebol, Biel abriu o placar, com apenas cinco minutos. Lucas Leiva, que iniciou o lance do primeiro gol, apareceu na área após jogada com participação e fez o seu. Em mais um lance de boa construção coletiva, Bitello também mostrou seu potencial ofensivo e completou para o gol aos 28. A facilidade construída com a melhor atuação no segundo tempo permitiu até que o Grêmio colocasse em prática uma estratégia para acabar com a lista de pendurados. Bruno Alves, Edílson, Diogo Barbosa e Lucas Leiva levaram cartão amarelo e serão desfalques para a viagem ao Maranhão, para enfrentar o Sampaio Corrêa.
“O Grêmio deu um passo enorme para voltarmos à Série A. Era um confronto direto, contra um adversário brigando para subir. O jogo foi truncado, mas minha equipe tinha que brigar e competir. Eles estavam jogando a vida. Acertamos alguns posicionamentos no vestiário e encontramos os espaços e os gols. Competimos no primeiro tempo e jogamos no segundo”, comentou Renato Portaluppi. “Esse segundo tempo até me surpreendeu, jogaram muito. Se o jogo termina 5 a 0 seria um resultado normal, eles praticamente não tiveram oportunidade, e nós além dos três gols tivemos quatro, cinco oportunidades claras”, complementou. A expectativa para o jogo contra o Sampaio Corrêa é que o departamento médico entregue mais opções para a comissão técnica. Nicolas, Kannemann e Ferreira voltaram a treinar nos últimos minutos e a expectativa é de que o trio esteja à disposição para a próxima rodada, no dia 30
Publicidade
Atletas demonstram entusiasmo com proximidade do acesso
Autor de duas assistências, o centroavante Diego Souza afirmou que a vitória deixou o Tricolor com um pé na Primeira Divisão. “Posso afirmar que a gente colocou um pé na Série A. Era um jogo decisivo, não foi fácil, mas o mais importante foi o que a gente fez em campo. Trabalhamos e fizemos os gols”, afirmou.
O zagueiro Bruno Alves destacou a importância do resultado diante do Sport. Com a vitória, o Grêmio abriu 10 pontos de vantagem para os pernambucanos. “Um confronto direto contra um adversário qualificado, uma grande equipe e com torcida. Tínhamos a consciência de que ficamos devendo no último jogo e entramos focados. Estamos cada vez mais próximos do objetivo”, sublinhou.
Grêmio vai tentar reverter punição
O Grêmio entrará com um recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar reverter a decisão que decretou a perda de mando de campo de três jogos na Série B. Embora tenha ressaltado a confiança de obterá sucesso na tentativa, o presidente Romildo Bolzan Jr. admitiu que Caxias do Sul é a cidade que o clube avalia como alternativa para mandar as partidas em caso de insucesso jurídico.
“Acredito na reversão. A praça que se joga é Caxias do Sul, não sei se o Centenário (Caxias) ou Alfredo Jaconi (Juventude), mas, particularmente, não quero pensar nisso porque tenho uma confiança de que temos uma condição muito sólida e segura de buscar esse efeito suspensivo”, declarou. O Grêmio foi punido pelo STJD pelos incidentes ocorridos na arquibancada norte da Arena na partida contra o Cruzeiro, no final de agosto, e terá de cumprir três jogos sem mando de campo, além de pagar uma multa de R$ 100 mil.
Publicidade
Enquanto comissão técnica e grupo de jogadores ajustam os detalhes necessários, o foco das energias do clube fica com a direção. O departamento jurídico tentará reverter a punição da perda de três mandos de mando imposta pelo STJD. “É um problema da direção. Tenho que treinar o time. Não estava aqui e não sabia o que tinha acontecido. Falei para focarmos no jogo e que depois eles iriam resolver esse problema. Quero jogar aqui, mas a situação do Grêmio, se jogarmos fora, não será problema algum. O estádio estará lotado aonde jogarmos. Seja na Arena ou fora”, disse Renato Portaluppi.
Lucas Leiva acredita que fez melhor partida no retorno
Lucas Leiva, que atuou como meia, afirmou que esta foi a sua melhor partida na Série B. O camisa 15 ainda avaliou que a nova função pode ser a mais adequada para ele pelas diferenças de características do futebol brasileiro em relação ao que estava acostumado na Europa nas últimas 15 temporadas da carreira.
“Com certeza essa foi a minha melhor partida. A expectativa que eu criei nessa volta é até maior que a do torcedor. Entendo a frustração em alguns momentos, eu mesmo também fiquei frustrado, mas continuei trabalhando forte. Estou me acostumando ao esquema do time e preciso mesmo me adaptar. Essa adaptação está mais lenta do que imaginei, mas sou um cara resiliente. O mais importante foi a vitória e será subir o Grêmio”, declarou.
Publicidade
Já na zona mista, o meio-campista fez uma avaliação sobre as dificuldades enfrentadas neste retorno ao futebol brasileiro. “Me senti muito bem (como meia). É uma posição diferente, mas, para o estilo de jogo no Brasil, talvez seja uma posição que me ajude. Agora é continuar trabalhando. Teremos 10 dias. Eu estou suspenso do próximo jogo, mas vamos trabalhar. Precisamos seguir ganhando jogos”, apontou.
LEIA MAIS: Grêmio perde mandos e é multado por confusão de torcida
Leiva ainda complementou ao avaliar as dificuldades de adaptação. “É um reflexo de muitas coisas, estilo de jogo, posicionamento, maneira de marcação. Na parte física, eu estou bem. Obviamente que estou em um início de temporada, cheguei de férias e o pessoal está no final da temporada, mas não sou de buscar desculpas e sim soluções. Estou trabalhando para poder render o meu máximo”, explicou. Ele agradeceu aos torcedores gremistas pelo apoio que tem recebido mesmo sem entregar o desempenho esperado. “O período tem sido difícil para mim e só tenho a agradecer pela paciência da torcida, que tem apoiado demais. Ainda não consegui apresentar o meu futebol, tenho muito a melhorar. Foi o primeiro gol na minha volta, estive perto no primeiro tempo e no segundo acabei conseguindo, felizmente”, concluiu.
Publicidade
Renato elogiou Lucas pela importância no elenco do Tricolor. “É um jogador importante para o grupo, é um jogador experiente, sabe que está devendo, mas se esforça, torci para ele marcar. Coloquei na frente até pela idade para o Lucas jogar mais solto, perto do Diego, criando mais perto da área do adversário. As características aparecem normalmente. Qualquer jogador que joga muito tempo lá fora, ele precisa se readaptar. Lucas está fazendo isso. Lá fora, jogam de um jeito muito diferente, aqui tem um calendário muito apertado. Ele não desaprendeu a jogar. Ele está sofrendo pelos jogos em sequência. Foi bem melhor, já fez um gol. É um jogador que nos ajuda bastante”, analisou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!