Derrotado no jogo de ida por 1 a 0 na semana passada, na Arena, o Grêmio tem uma difícil missão no segundo e decisivo duelo das finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras neste domingo, 7, às 18 horas, no Allianz Parque. Para ficar com o sexto título, igualando-se assim ao Cruzeiro, maior vencedor do torneio nacional, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Qualquer resultado por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. O Verdão garante o tetracampeonato com novo triunfo ou empate. O Grêmio sagrou-se campeão da competição em 1989, na primeira edição, 1994, 1997, 2001 e 2016. O Palmeiras ergueu a taça em 1998, 2012 e 2015.
Concentrada desde a tarde de quinta-feira, em um resort no município de Atibaia, no interior paulista, a delegação gremista viaja para a capital na tarde de sábado. O time vai a campo com uma motivação extra para tentar reverter a desvantagem. Nessa sexta-feira, o clube anunciou a renovação de contrato do técnico Renato Portaluppi até o fim de 2021.
O presidente Romildo Bolzan Júnior apontou a continuidade do projeto para justificar a ampliação do vínculo. “Essa renovação se dá antes da final da Copa do Brasil exatamente porque acreditamos no projeto que tem que se reciclar, se renovar, e vai ser renovado. E vai cada vez ser melhorado, reforçado. Temos a expectativa de logo em seguida começar outros campeonatos, o ano segue e a continuidade de um projeto cada vez mais consistente é fundamental”, afirmou o mandatário.
Publicidade
No clube desde setembro de 2016, Renato exaltou a permanência pela quinta temporada. “Agradeço ao senhor (Romildo), à diretoria do Grêmio, e em especial à nossa torcida. Vamos dar sequência nos nossos projetos, que são fundamentais nesse gra de clube e, acima de tudo, trabalhar bastante com os guris. Se Deus quiser, quem sabe a gente possa aproveitar mais alguns este ano, é fundamental o trabalho que a gente tem feito com a base, e buscar mais títulos, que é o nosso objetivo”, ressaltou.
LEIA MAIS: Grêmio anuncia renovação com Renato Portaluppi
Além de ser um dos maiores ídolos da história do Grêmio, autor dos dois gols na final do Mundial de Clubes, em 1983, diante do Hamburgo, da Alemanha, Renato também é o treinador que mais dirigiu o Tricolor, somando 407 jogos e uma série de títulos conquistados nos últimos anos. Foi campeão da Copa Libertadores da América 2017, da Recopa Sul-Americana 2018, da Copa do Brasil 2016, além de três campeonatos estaduais seguidos e uma Recopa Gaúcha. Com o novo trabalho, Renato, de 58 anos, espera obter o título que falta em sua coleção, que é do Campeonato Brasileiro, competição que a equipe gremista não fatura há 25 anos.
O Atlético-MG teve interesse pela contratação de Renato e chegou a negociar com o treinador para a vaga deixada pelo argentino Jorge Sampaoli, que foi para o Olympique de Marselha, da França. Como o acerto não aconteceu, o time mineiro foi atrás de Cuca, ex-Santos, que oficializou o seu retorno nessa sexta.
Publicidade
Ficha técnica
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano
Técnico: Abel Ferreira
GRÊMIO
Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), com Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Rádio: Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: RBS TV, Sportv e Premiere
LEIA TAMBÉM: Campeão da Copa do Brasil 2021 poderá receber até R$ 73,6 milhões
Publicidade