Ainda com o elenco principal e o técnico Renato Portaluppi de folga até a próxima segunda-feira, o Grêmio receberá o Aimoré nesta sexta-feira, 19, às 20 horas, na Arena, na abertura da 5ª rodada do Gauchão. Mais uma oportunidade para os jovens mostrarem serviço, sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes. Na última terça, a garotada tricolor confirmou a classificação à terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América, depois de bater o Ayacucho por 2 a 1, de virada, no Equador.
O time terá novidades para enfrentar o Índio Capilé. O volante/meia Thaciano fica fora – o motivo não foi revelado pelo clube – e deve ser substituído por Pedro Lucas. Outro três atletas da base, que não fizeram parte do grupo que esteve em Quito, foram incluídos na lista de relacionados divulgada ontem: o lateral-esquerdo Vitinho, 19 anos, que assinou contrato nesta semana até o final de 2025; o meia Mateus Ferreira, 18, e o volante Victor Bobsin, 21. Sem Thaciano, o lateral-esquerdo Bruno Cortez, 34 anos, é o mais experiente dos atletas que estarão em campo.
No ataque, Ricardinho será novamente a referência. Ele marcou o gol da vitória contra os peruanos, que selou a vaga à terceira fase da Libertadores. Na comemoração, aos 41 minutos do segundo tempo, prestou continência ao pai, que é policial militar. Um momento que jamais será esquecido pelo garoto de 19 anos. “É uma sensação única. O primeiro gol como profissional logo em uma Libertadores, na altitude, que é muito complicado. Ainda um gol que definiu a vitória. Essa noite vai ficar guardada para sempre na minha memória. Sou muito grato ao Grêmio por tudo”, afirmou o jogador, em entrevista via assessoria de imprensa.
Publicidade
Para não levantar dúvidas, ele explicou o gesto ao celebrar o gol e garantiu que já faz isso desde os tempos das categorias de base. “ Me senti incomodado com algumas pessoas que acharam que era um símbolo político. Porém, eu comemoro assim desde os 15 anos, quando estava no Flamengo de Guarulhos. É uma homenagem ao meu pai, que é policial. Ele trabalhava no 3º Batalhão do Choque em São Paulo. Então sempre comemoro assim para homenageá-lo”, justificou Ricardinho.
Orientado por Gilson Maciel, ex-centroavante do Grêmio, o Aimoré busca reação no Campeonato Gaúcho. Na sexta colocação, com seis pontos, o time de São Leopoldo vem de duas derrotas seguidas – 1 a 0 para o São José, no Vale do Sinos, e 3 a 2 para o Caxias, na Serra. Antes, venceu o Esportivo – 2 a 0 – e o Brasil na estreia – 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2021 – 5ª RODADA
GRÊMIO x AIMORÉ
Publicidade
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 19/03/2021
Horário: 20 horas
Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn
Assistentes: Maurício Coelho Silva Penna e Henrique Soares Coromberk
Rádio: Gazeta FM 107,9 e Rio Pardo FM 103,5
Portal Gaz: Minuto a minuto com Guilherme Athayde
TV: Premiere
GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Bruno Cortez; Lucas Araújo e Darlan; Gui Azevedo, Pedro Lucas e Ferreira; Ricardinho
Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar)
Publicidade
AIMORÉ: Raul, Bruno Ferreira, Renato, Ricardo Thalheimer e Lucas Sampaio; João Denoni, Marabá e Janeudo; Érico Júnior, Luís Soares e Neto Baiano
Técnico: Gilson Maciel