Flamengo e Grêmio se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira, 15, no Maracanã, no Rio de Janeiro, por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. No entanto, o duelo mais acirrado parece ocorrer fora das quatro linhas. O time carioca conseguiu uma liminar para colocar público no estádio e teve o apoio do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), enquanto a equipe gaúcha, com aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), buscou meios para impedir tal situação e chegou a ameaçar de não entrar em campo, sem sucesso.
Com o apoio de seus torcedores, o Flamengo ganha força nesta reta final de temporada na busca por todos os títulos. O clube carioca é o principal concorrente do Atlético-MG no Brasileirão, é o favorito diante do Barcelona, na semifinal da Libertadores, e precisa de uma tragédia para não conseguir passar pelo Grêmio – até porque venceu o rival por 4 a 0 no dia 25 de agosto, em Porto Alegre.
O foco do Tricolor, por outro lado, é o Brasileirão. Felipão já avisou que poderá preservar alguns jogadores para seguir brigando contra o rebaixamento. Para avançar, o time gaúcho teria de vencer por cinco gols de diferença, o que é considerado algo muito improvável.
Publicidade
Ele colocará um time alternativo, a começar pelo goleiro. Brenno treinou entre os titulares e deve ser a aposta. Outros nomes voltam a ter oportunidades, a exemplo do zagueiro Paulo Miranda e do lateral-esquerdo Diogo Barbosa. Na direita, Rafinha é um dos atletas que podem ser preservados. A tendência é que Sarará atue pelo setor. O colombiano Campaz também deve ganhar uma oportunidade no meio-campo. No ataque, Borja será o único titular. Vanderson foi expulso no primeiro jogo e está fora, assim como Ferreira e Thiago Santos. Como teve de fazer um contrato novo, o zagueiro Ruan também é desfalque. Ele já está vendido ao Sassuolo, da Itália, e deixa o clube em dezembro.
No Flamengo, o técnico Renato Portaluppi não poderá contar com o meia uruguaio Arrascaeta. Ele sofreu um estiramento na região posterior da coxa esquerda. O zagueiro David Luiz teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas deve estrear só no Brasileirão, justamente contra o Grêmio no próximo domingo, às 20h30, novamente no Maracanã. O atacante Gabriel Barbosa fica novamente à disposição.
Tricolor entrou com mandado de garantia
A poucas horas do confronto, o Grêmio entrou no STJD com um mandado de garantia de ordem personalíssima do clube para garantir que o confronto ocorresse sem a presença do público no Maracanã, assim como aconteceu no primeiro embate entre as equipes, na Arena. Ainda ontem, o presidente do STJD, Otávio Noronha, indeferiu o pedido dos 17 clubes da Série A para cassar a liminar do Flamengo., que manteve o direito de colocar público nos jogos como mandante. Uma reunião na última quarta-feira entre 19 dos 20 clubes decidiu que o Brasileirão seguirá sem público em setembro. O Rubro-Negro carioca, apoiado em uma liminar, não enviou representante. Os clubes vão acionar o próprio STJD para derrubá-la.
Publicidade
FICHA TÉCNICA – COPA DO BRASIL
QUARTAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
FLAMENGO x GRÊMIO
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 15/09/2021, quarta-feira
Horário: 21h30
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques, com Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
VAR: Adriano Milczvski (quarteto paranaense)
Rádio: Gazeta FM 107.9
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: RBS TV, Sportv 2 e Premiere
FLAMENGO: Diego Alves; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana ou Rodrigo Caio e Ramon ou Renê; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Vitinho e Michael; Gabriel Barbosa
Técnico: Renato Portaluppi
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Fernando Henrique, Jhonata Robert, Campaz e Léo Pereira; Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Publicidade