Duelo que virou clássico da Copa do Brasil no anos 1990, Criciúma x Grêmio define um classificado para as oitavas de final do torneio na noite desta terça-feira, 21, a partir das 21 horas, no interior de Santa Catarina. Assim como na final de 1991, quando o time comandado por Luiz Felipe Scolari sagrou-se campeão em cima do Tricolor gaúcho, a vantagem é do Tigre catarinense, que venceu por 1 a 0 em Porto Alegre há uma semana. A equipe do técnico Dejan Petkovic precisa de um empate no Estádio Heriberto Hülse para avançar. A de Roger Machado fica com a vaga se vencer por qualquer placar, exceto o mesmo 1 a 0, que leva a decisão para os pênaltis.
Porém, no Grêmio, uma desclassificação do torneio nacional esta noite não é encarada como desastre. Isso porque o clube se encaminha, nesse caso, para a Copa Sul-Americana. Logo, pode vislumbrar um título continental que não comemora desde a primeira metade da década de 1990, quando foi bicampeão da Libertadores da América, em 1995, e campeão da Recopa Sul-Americana, no ano seguinte. Nos campos nacionais, o Tricolor venceu a Copa do Brasil pela última vez em 2001 e a Série B do Brasileiro em 2005.
Roger não conta com os lesionados Yuri Mamute e Marcelo Oliveira. O zagueiro Rhodolfo está próximo de trocar o Grêmio pelo Besiktas, da Turquia, embora os clubes ainda não tenham oficializado a negociação, e sequer foi relacionado para o jogo desta terça. A novidade da lista, aliás, é o meia uruguaio Maxi Rodríguez, que inicia como opção no banco. A derrota para o Flamengo no último sábado, no Rio, pela 14ª rodada do Brasileirão, foi a segunda consecutiva na semana passada, após o revés em casa para o Tigre, mas o treinador não pensa em mudanças na estratégia de atuação da equipe. “Não entendo ser preciso mudar por perdermos dois jogos. Temos que avaliar o resultado em uma partida considerando o adversário. É muito simplista avaliar apenas pelos erros”, analisou.
Publicidade
Na segunda-feira, 20, antes da viagem para Criciúma, o meia Giuliano reforçou o discurso do chefe e garantiu que o Tricolor quer a vitória esta noite. “Não muda nada. É como se estivesse 0 a 0 e precisássemos de um gol, que já leva para pênaltis. Mas o que a gente quer é fazer os dois gols necessários para eliminar direto a equipe do Criciúma. Já vivi muitas vezes esse tipo de situação, meus companheiros também. Temos que ir para vencer, nos impor, buscar o gol o tempo todo, ser agressivos”, receitou.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA X GRÊMIO
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 21 de julho de 2015, terça-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Guerra (SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Vicente Romano Neto (Esp.-SP)
Publicidade
CRICIÚMA: Luiz; Maicon Silva, Adalberto, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wellington, Marcão e Rodrigo Andrade; Juba, Paulo Sérgio e Lucca
Técnico: Dejan Petkovic
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha
Técnico: Roger Machado
Publicidade