Categories: Esportes

Grêmio e Santos começam disputa por uma vaga na semifinal

Grêmio e Santos iniciam nesta quarta-feira, 9, às 19h15, na Arena, um confronto de tricampeões nas quartas de final da Copa Libertadores da América. E o time gaúcho, em grande fase na temporada, defenderá a sua invencibilidade de quase dois meses exatamente contra o último adversário a derrotá-lo.

O Tricolor faturou os seus títulos continentais em 1983, 1995 e 2017, enquanto o Santos levou a taça em 1962, 1963 e 2011. E o confronto, além de assegurar a presença de ao menos um brasileiro nas semifinais da Libertadores, deixará o seu vencedor da série a três jogos da possibilidade de se isolar como time do País com mais taças da competição – o São Paulo é o outro tricampeão, mas caiu na fase de grupos.


O Peixe tem a vantagem de decidir a série em casa por ter feito campanha superior na fase de grupos – 16 pontos a 11 –, mas o momento do Grêmio é melhor. O time gaúcho avançou de fase com triunfos por 2 a 0 sobre o paraguaio Guaraní, enquanto a equipe paulista só tirou a LDU pelo critério de desempate dos gols fora de casa. Além disso, está à frente no Brasileirão – 40 a 38 pontos – e invicto há 16 jogos.

Publicidade

LEIA MAIS: Grêmio está entre os oito melhores da América

A última derrota, porém, foi para o Santos, em 11 de outubro, por 2 a 1 na Vila Belmiro, palco do duelo de volta das quartas de final na próxima semana. De lá para cá, porém, o Grêmio evoluiu e tem se consolidado como um dos protagonistas do futebol nacional e sul-americano.

“São dois jogos. Vamos enfrentar uma equipe qualificada, com jogadores que fazem a diferença, com treinador experiente. Precisamos ter foco na primeira partida, não levar gol, porque faz muita diferença para conquistar um bom resultado para o jogo de volta”, projetou o volante Maicon, em entrevista virtual ontem.

Publicidade

O confronto também deve ficar marcado por um duelo de estilos. O Grêmio, em sua ascensão na temporada, tem ficado marcado pela defesa sólida e construção ofensiva a partir da valorização da posse de bola. E isso tem passado pela boa fase do meia Jean Pyerre. O problema é que ele sentiu um desconforto muscular no primeiro tempo do jogo da semana passada com o Guaraní, sendo substituído. A situação também é parecida para o zagueiro Kannemann, que não joga desde 5 de novembro. Mas ambos devem atuar na Arena.

Peixe aposta em Marinho e Soteldo

O Santos tem apostado na velocidade e na vocação ofensiva, vista, por exemplo, na escalação do atacante venezuelano Soteldo como meia. É ele quem deve municiar Marinho, ex-Grêmio e que tem liderado o time em campo; e Kaio Jorge, liberado da seleção brasileira sub-20, após negociação com a CBF. Já Lucas Braga pode perder a sua vaga para Jean Mota, com Cuca escalando um time mais cauteloso.

A equipe também sofre com um problema extracampo. Insatisfeito com a negativa para a proposta do Benfica, o zagueiro Lucas Veríssimo chegou a se recusar a treinar, mas viajou a Porto Alegre e deve ser convencido a entrar em campo mesmo com seu futuro incerto. Isso é ainda mais fundamental porque Luiz Felipe, o primeiro reserva da zaga, está suspenso. Santos e Grêmio já se enfrentaram em um mata-mata da Libertadores, nas semifinais de 2007, quando o time gaúcho avançou, mas perdeu o título para o Boca Juniors.

Publicidade

LIBERTADORES

Onde: Arena, em Porto Alegre

Quando: quarta-feira, 9 de dezembro de 2020, 19h15

Publicidade

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann ou David Braz e Diogo Barbosa; Maicon ou Darlan, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre ou Pinares e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi

SANTOS
John; Pará, Laércio ou Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga ou Jean Mota
Técnico: Cuca

Arbitragem: Juan Benitez, com Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (Paraguai)
VAR: Eber Aquino
Rádio: Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: Fox Sports

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ‘A gente acredita na classificação’, diz Patrick sobre confronto com o Boca

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.