Um vexame. Assim pode ser definida a apresentação do Grêmio em Curitiba na noite desta quarta-feira, 7. O Tricolor paralisou em campo no primeiro tempo e o Coritiba aproveitou para abrir 4 a 0, que no final seria mesmo o resultado do jogo. Com isso, a equipe gaúcha segue fora da zona de classificação à Copa Libertadores da América de 2017, com 36 pontos, e ficou mais longe da briga pelo título, já que o líder Palmeiras bateu o São Paulo por 2 a 1, de virada, e foi a 46. O Verdão paulista será justamente o próximo adversário do Grêmio, no domingo, 11, às 18h30, na Arena, em Porto Alegre.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio tomou a iniciativa de atacar nos instantes iniciais, mas as primeiras boas oportundidades de gol foram do Coritiba. Alan Santos cabeceou com perigo, após escanteio, aos 5 e Raphael Viga parou na defesa de Marcelo Grohe aos 6. O Tricolor respondeu, aos 7, em contragolpe que Henrique Almeida finalizou sobre a meta no chute dentro da área – houve desvio da zaga a escanteio.
O jogo ficou um pouco morno e só aos 15 surgiu um bom lance, que gerou dúvida inclusive. Marcelo Oliveira cruzou da esquerda e a bola desviou na mão de Alan Santos dentro da área. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães não considerou pênalti. Três minutos depois, o volante Jailson se lançou ao campo ofensivo e experimentou o tiro de longe, mas o chute saiu torto, para fora. Aos 20, Douglas pressionou Juninho, roubou a bola e tocou por cobertura, mas encobriu inclusive a goleira.
Publicidade
No minuto seguinte, Juan cobrou falta da meia direita e Walisson Maia subiu mais alto que todos na área para cabecear e fazer Coritiba 1 a 0. Nova falha da defesa gremista na bola aérea. Logo depois, aos 23, a falta foi para o Tricolor. Luan lançou a pelota na linha da pequena área, Pedro Geromel e Wllace Reis atacaram, mas Wilson tirou de soco.
Aos 31, o Coxa ampliou. Ramiro falhou no passe no meio-campo e armou o contragolpe do time alviverde, que Leandro, ex-Grêmio, concluiu com precisão – 2 a 0. Em seguida, aos 34, o técnico Roger Machado sacou Ramiro e mandou o atacante Pedro Rocha ao jogo. Logo depois da troca, o Coritiba fez mais um. Neto Berole deu bela assistência para Raphael Veiha invadir a área sem marcação e tocar entre as pernas de Grohe – 3 a 0.
Mais 5 minutos e o vexame tricolor ficou ainda maior. Em novo contragolpe, Neto Berola envolveu os defensores gremistas e bateu da entrada da área para o fundo da rede – Coritiba 4 a 0. “Deu tudo errado no primeiro tempo. Vamos tntar corrigir, para fazer um segundo tempo mais digno”, resignou-se o goleiro Marcelo Grohe na saída para o intervalo. Ele foi o único jogador do Grêmio a dar entrevista – Walace concederia também e foi puxado por Luan para não comentar o fiasco.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O Grêmio voltou do intervalo com mais uma alteração: Roger tirou o atacante Henrique Almeida e optou por um trio de zagueiros com o ingresso do argentino Walter Kannemann. Mas, logo no segundo minuto, o Coritiba teve a chance de marcar o quinto gol. O zagueiro Wallace Reis falhou feio e presentou Raphael Veiga, que avançou e tocou na saída de Grohe. O goleiro tricolor evitou.
O Coritiba recuou para esperar o Grêmio falhar e partir no contragolpe. O time gaúcho ocupava o campo ofensivo sem criar alguma chance clara de gol. Até conseguiu balançar a rede aos 13 minutos, mas Pedro Geromel cabeceou em impedimento. Na sequência, aos 15, o zagueiro tricolor erro no ataque e permitiu o contra-ataque do Coxa. Raphael Veiga finalizou com muito perigo à esquerda da meta. Um minuto depois foi Iago que concluiu para fora a boa jogada ofensiva dos donos da casa.
O Tricolor prosseguiu sem inspiração e dispersivo em campo, enquanto o Coritiba apenas cercava o adversário, sem fazer esforço para aumentar a conta no placar. Jogo em fogo muito baixo no segundo tempo depois dos primeiros 15 minutos. Emoção mesmo só aos 45 minutos, quando Pedro Rocha entrou na área e encobriu o goleiro Wilson. Mas Luccas Claro evitou o gol de honra do Grêmio.
Publicidade
BRASILEIRÃO 2016 – 23ª RODADA
CORITIBA 4 a 0 GRÊMIO
CORITIBA
Wilson; Walisson Maia, Luccas Claro, Juninho e Juan; Alan Santos, João Paulo e Raphael Veiga (Bernardo); Neto Berola (Yan), Iago e Leandro (Evandro)
Técnico: Paulo César Carpegiani
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Ramiro (Pedro Rocha), Jailson, Walace, Douglas e Luan; Henrique Almeida (Kannemann)
Técnico: Roger Machado
Publicidade
Data e hora: 7 de setembro, quarta-feia, 21h45
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Cartões amarelos: Iago, Neto Berola e João Paulo (Coritiba)
Gols: Coritiba – Walisson Maia (21/1ºT), Leandro (31/1ºT), Raphael Veiga (34/1ºT) e Neto Berola (39/1ºT)