O Grêmio perdeu para o Fluminense por 2 a 1 nesta terça-feira, 20, no Maracanã, e foi eliminado da Copa Conmebol Libertadores na disputa por pênaltis. Na ida, o Tricolor havia vencido por 2 a 1 na ida, em Curitiba. Pela classificação, a premiação do Fluminense será de US$ 1,7 milhões (cerca de R$ 8,55 milhões. Na próxima fase, o adversário sairá do confronto entre Atlético-MG e San Lorenzo.
O Grêmio foi para o jogo com um esquema de três zagueiros. Com isso, o armador Franco Cristaldo ficou de fora da equipe. Nathan Fernandes e Diego Costa sequer ficaram no banco. No Fluminense, a mudança ocorreu na lateral esquerda. Guga entrou na posição na vaga de Esquerdinha, que foi envolvido por Soteldo no jogo de ida.
LEIA MAIS: Sorteio define caminho até a final na Copa do Brasil
Publicidade
O Fluminense pressionou desde o início e abriu o placar aos 15 minutos. Jhon Arias cobrou escanteio da direita e Thiago Silva cabeceou forte no canto esquerdo para marcar. A partir do gol, o Grêmio passou a ficar mais com a bola, mas sem oferecer perigo à meta adversária. Contudo, aos 22 minutos, após erro ofensivo, Arias disparou com a bola e finalizou. Marchesín deu um tapa com a mão direita, mas Dodi desviou com o braço direito na grande área. Após revisão no VAR, o pênalti foi marcado e o volante gremista recebeu o cartão amarelo. Arias cobrou no canto esquerdo para ampliar.
O Grêmio sentiu o gol e voltou a ser totalmente dominado. O Fluminense trocava passes com facilidade no campo de ataque e envolvia o adversário. Na marca dos 45 minutos, Arias tabelou com Martinelli e arrematou de canhota. Marchesín espalmou no canto direito.
LEIA MAIS: Grêmio é eliminado nos pênaltis pelo Corinthians
Publicidade
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com Cristaldo e Gustavo Nunes, atacante de 18 anos vendido ao Brentford, da Inglaterra, em sua partida de despedida. Kannemann e Pavon deixaram a equipe. Entretanto, o Fluminense não ampliou por detalhe aos dois minutos. Kauã Elias foi desarmado por Jemerson e a bola respingou na entrada da área. Ganso emendou com uma cavadinha e bola encobriu Marchesín, mas tocou no travessão.
Aos seis minutos, Reinaldo cruzou rasteiro e Braithwaite finalizou de primeira. Fábio espalmou no canto direito. Na sequência, Soteldo cruzou da esquerda, Braithwaite ajeitou da direita e Gustavo Nunes errou na conclusão já na pequena área, de frente para o gol. Já aos nove, Arias cobrou escanteio da esquerda e Thiago Silva cabeceou por cima.
LEIA MAIS: Técnico do União Corinthians fará visita a clubes da Espanha
Publicidade
O Fluminense iniciou as trocas aos 11, com Lima na vaga de Serna. Na sequência, aos 17 minutos, Felipe Melo e John Kennedy ingressaram nas vagas de Thiago Santos e Kauã Elias. A terceira troca do Grêmio ocorreu aos 23 minutos, com Monsalve na vaga de Dodi. Renato já havia desmanchado o esquema com três zagueiros e agora passava a ter um volante e dois meias. Jemerson chegou a marcar de cabeça após cobrança de falta de Reinaldo da direita, mas estava em posição de impedimento, aos 26 minutos.
O Grêmio insistiu no ataque e marcou aos 32 minutos. Monsalve recebeu de Soteldo, ingressou na área pela direita e cruzou rasteiro. Fábio deu um tapa na bola e Gustavo Nunes aproveitou o rebote para colocar na rede. Na marca dos 38, Mano Menezes processou duas trocas no Fluminense. Esquerdinha e Nonato entraram nas vagas de Guga e Martinelli. No Grêmio, aos 37, Arezo substituiu Braithwaite. Na faixa dos 40 minutos. John Kennedy recebeu de Thiago Silva e colocou na rede, mas estava impedido. Já aos 47, Nathan foi para o jogo na vaga de Soteldo.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Pênaltis
O Fluminense iniciou a decisão e Paulo Henrique Ganso acertou a trave esquerda. Reinaldo colocou o Grêmio em vantagem ao bater forte no canto esquerdo. Thiago Silva bateu no meio e igualou o placar. Nathan cobrou no meio e Fábio defendeu com o pé direito. John Kennedy arrematou com estilo na ‘bochecha’ da rede, no lado direito. Monsalve também acertou o chute, mas Fábio chegou a tocar a bola no canto direito. Lima bateu no canto direito, enquanto Marchesín caiu no lado oposto. Cristaldo bateu à meia altura e Fábio defendeu no canto esquerdo. Arias converteu o último pênalti no canto direito para garantir a classificação do Fluminense.
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES – OITAVAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
FLUMINENSE (4) 2 x 1 (2) GRÊMIO
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 20/08/2024, terça-feira
Horário: 19 horas
Arbitragem: Andres Matonte, auxiliado por Nicolas Taran e Pablo Llarena
VAR: Cristhian Ferreyra (quarteto uruguaio)
Cartões amarelos: Kauã Elias, Samuel Xavier, Guga, Ganso e John Kennedy (Fluminense); Dodi, Soteldo, Renato Portaluppi e Jemerson (Grêmio)
Gols: Thiago Silva (Fluminense) – 15min/1º, Jhon Arias (Fluminense) – 28min/1º, Gustavo Nunes (Grêmio) – 32min/2º
Pênaltis: Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias converteram. Ganso desperdiçaram (Fluminense); Reinaldo e Monsalve converteram. Nathan e Cristaldo desperdiçaram (Grêmio)
Publicidade
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo) e Guga (Esquerdinha); André, Martinelli (Nonato) e Paulo Henrique Ganso; Kevin Serna, Jhon Arias e Kauã Elias (John Kennedy)
Técnico: Mano Menezes
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Jemerson, Kannemann (Cristaldo) e Reinaldo; Villasanti e Dodi (Monsalve); Pavon (Gustavo Nunes), Soteldo (Nathan) e Braithwaite (Arezo)
Técnico: Renato Portaluppi
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙