A trajetória do Grêmio em busca do tetracampeonato da Copa Libertadores da América iniciou com um empate em 1 a 1 diante do Defensor na noite desta terça-feira, 27, no Estádio Luiz Franzini, em Montevidéu, no Uruguai, pela chave 1.
O atual campeão do torneio continental saiu na frente no segundo tempo, mas acabou cedendo o empate. Maicon marcou para o Tricolor e Maulella deixou tudo igual. Agora, o time gaúcho volta a concentrar as forças no Gauchão, onde enfrenta o Juventude no domingo que vem, 4, às 17 horas, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 10ª rodada. Na Libertadores, o próximo compromisso será somente no dia 4 de abril, quando encara o Monagas, da Venezuela, na Arena.
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo enfrentando uma defesa bem fechada, o Grêmio ocupou o campo adversário desde o início. Aos 7, Jailson tentou o chute de longe. A bola saiu sem perigo. O Defensor respondeu com Rivero, que mandou de sem pulo, da intermediária. Grohe caiu no canto direito e fez a defesa. No minuto seguinte, Everton tabelou com Cícero e recebeu pelo meio para tentar o chute. A bola passou à direita da meta de Reyes.
Publicidade
Aos 14, o time uruguaio teve uma boa chance para abrir o placar. Suárez cruzou da direita, Cougo apareceu pelo lado oposto e tentou o chute dentro da área. A bola saiu com perigo, à esquerda do gol de Grohe. O Tricolor assustou três minutos mais tarde. Madson lançou na área, Cícero apareceu, mas Reyes se antecipou e ficou com a bola.
O Defensor permanecia bem postado atrás, formando uma linha de cinco jogadores, com três na frente da área e apostava em contra-ataques rápidos. Aos 26, Castro avançou pela esquerda, invadiu a área e tentou o cruzamento, com o lado de fora do pé. A bola passou em frente à área com perigo. Sem espaços, o Tricolor arriscava chutes de média distância. Aos 33, Ramiro mandou fraco nas mãos de Reyes. O primeiro tempo terminou com muita transpiração, mas sem inspiração dos dois lados.
SEGUNDO TEMPO
O Grêmio teve a primeira chance aos 5 minutos. Na cobrança ensaiada, Luan rolou para Cícero, que mandou uma bomba de pé esquerdo, obrigando Reyes a fazer uma boa defesa. Dois minutos depois, outra chegada dos visitantes. Luan dominou pelo meio e acionou Madson, que finalizou forte, por cima da meta do goleiro do Defensor.
Publicidade
Aos 10, foi a vez do Defensor ameaçar a meta adversária. Após o lançamento no meio, Cougo avançou e bateu com perigo. Insatisfeito com o rendimento do time, Renato Portaluppi mexeu pela primeira vez aos 16. Madson deu lugar a Alisson. Por conta da troca, Ramiro ocupou a lateral direita. O Grêmio controlava as ações, mas encontrava dificuldades para infiltrar na área uruguaia, que mostrava uma boa consistência defensiva.
Aos 25, a segunda modificação: Jael entrou na vaga de Jailson. O Grêmio assustou na sequência. Alisson bateu da intermediária e Reyes espalmou para escanteio. O goleiro voltou a ser exigido pouco depois, ao defender o arremate de Cícero. Aos 32, Everton dominou pela esquerda, tabelou com Jael e foi travado no momento do chute. De tanto pressionar, o Tricolor começou em vantagem aos 36. Everton chutou, Maulella salvou em cima da linha, e a bola sobrou para Maicon, que bateu forte – 1 a 0.
Apesar disso, a comemoração tricolor durou apenas três minutos. Na cobrança de escanteio, Maulella cabeceou completamente livre, sem sequer tirar os pés do chão. A bola ainda raspou em Geromel e morreu no fundo da rede – 1 a 1. Aos 42, Maicosuel substituiu Everton. No outro duelo, o Cerro Porteño venceu o Monagas por 2 a 0, na Venezuela, e largou na liderança do grupo 1, com três pontos.
Publicidade
LIBERTADORES DA AMÉRICA – 1ª FASE – 1ª RODADA
DEFENSOR 1 a 1 GRÊMIO
Data e horário: Terça-feira, 27 de fevereiro, 19h15
Local: Estádio Luiz Franzini, em Montevidéu (Uruguai)
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Cartões amarelos: Maulella e Mathías Cardacio (Defensor)
Gols: Defensor – Maulella (39/2ºT); Grêmio – Maicon (36/2ºT)
DEFENSOR
Guillermo Reyes; Maulella, Carrera e Correa; Suárez, Benavidez (Rabuñal), Mathías Cardacio, Castro (Waterman), Cougo (Boselli) e Goni; Germán Rivero
Técnico: Eduardo Acevedo
Publicidade
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Jael), Maicon, Ramiro, Luan e Everton (Maicosuel); Cícero
Técnico: Renato Portaluppi