O Grêmio enfrentou o Botafogo neste domingo, 4, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, em duelo atrasado pela 19ª rodada do Brasileirão 2016. Em uma tarde recheada de erros, o time comandado pelo técnico Roger Machado por derrotado por 2 a 1. O time da casa marcou com Camilo e Sassá, enquanto Batista descontou.
Com o resultado, o Grêmio é o 6º colocado na tabela, com 36 pontos, enquanto o Botafogo ocupa a 11ª posição, com 29 pontos. Na próxima rodada, a 23ª rodada, o Grêmio enfrenta o Coritiba no Couto Pereira, em Curitiba, na quarta-feira, 7, às 21h45. O Botafogo disputa o clássico contra o Fluminense no Luso-Brasileiro no mesmo dia, às 16 horas.
Publicidade
Golaço de Camilo é candidato a mais bonito do campeonato
Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
Nas últimas duas rodadas, o Grêmio perdeu para o Flamengo e empatou com o Atlético-MG, rivais diretos. Com isso, deixou o G-4. Com a recuperação da partida que havia sido adiada, a vitória seria fundamental para que a equipe pudesse assumir a 3ª posição. Convocados para as Eliminatórias da Copa, Marcelo Grohe, Pedro Geromel e Miller Bolaños eram desfalques. Negueba e Everton completavam a lista de desfalques, por lesão.
O Botafogo, em 13º, buscava recuperação após perder no Brasileirão para o Atlético-PR e ser goleado em casa pelo Cruzeiro na Copa do Brasil. O técnico Jair Ventura não teria o reserva Leandrinho por suspensão, assim como Diogo Barbosa. Com isso, a lateral esquerda ficaria com Victor Luis. Na defesa, por opção técnica, Renan Fonseca daria lugar a Joel Carli.
Publicidade
Grêmio foi apático e sofreu dois gols no primeiro tempo
Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
O Botafogo iniciou demonstrando vontade de vencer. Aos dois minutos, Neilton avançou a dribles, passou para Camilo, que acionou Bruno Silva. O volante soltou a bomba da intermediária e a bola passou à esquerda do goleiro Bruno Grassi. Aos três, Luis Ricardo lançou para Sassá, que dividiu com Bruno Grassi. Neilton empurrou para a rede. Mas o gol foi anulado por impedimento. O atraso na marcação gerou muitas reclamações. Aos 13, Victor Luis cruzou e Bruno Grassi cortou com um soco. O zagueiro Kannemann se enrolou na sobra e quase permitiu a finalização pelo adversário. O Grêmio finalizou pela primeira vez aos 19. Edílson driblou dois e rolou para Maicon na grande área. O chute saiu fraco, à direita de Sidão. Aos 20, Camilo abriu o placar com um golaço. Luis Ricardo alçou a bola da direita e o meia acertou um belíssimo voleio, indefensável para Bruno Grassi.
Publicidade
O Botafogo queria mais. Aos 22, Sassá acionou Neilton, que driblou Kannemann e arrematou. A bola saiu com muita força, sem direção. O Grêmio seguia sem criar, desorganizado e totalmente dominado pelo rival. Aos 27, Fernandes se lesionou e foi substituído por Dudu Cearense. Aos 28, Luis Ricardo disparou pela direita sem marcação e acionou Sassá na grande área, que concluiu por entre as pernas de Bruno Grassi para ampliar o marcador. O Grêmio melhorou após ser golpeado. Manteve a bola no ataque, procurou trocar passes e tentou concluir. Aos 41, Luan sofreu falta de Luis Ricardo e levantou na área pela esquerda. Na sobra, Wallace Reis finalizou à esquerda do goleiro Sidão.
Grêmio melhorou no segundo tempo, mas não impediu a derrota
Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
Publicidade
No segundo tempo, a partida iniciou ‘travada’, com muitas disputas de bola e faltas. Para tentar recolocar o Grêmio na partida, o técnico Roger Machado providenciou duas substituições aos 14 minutos. Ramiro e Batista ingressaram nas vagas de Walace e Henrique Almeida. Aos 16, Luan fez fila na meia esquerda e foi derrubado na entrada da área por Emerson Santos. Na cobrança, Luan acertou a barreira. O técnico Jair Ventura trocou Sassá por Rodrigo Pimpão no ataque dos mandantes. Aos 25, Luan tabelou com Batista, mas demorou para finalizar e foi desarmado.
Aos 28, Ramiro afastou com um ‘chutão’ sobre Neilton caído. Airton e Maicon bateram boca e esquentaram o clima. Já aos 31, Maicon saiu para a entrada de Kaio. O Grêmio teve um gol anulado por impedimento aos 33, com Luan e Kannemann em posição irregular. Mas aos 34, a bola entrou e valeu. Ramiro ajeitou para Luan, que deu um passe em profundidade para Batista na grande área pela esquerda. O atacante ganhou dos zagueiros e do goleiro Sidão para empurrar até o fundo da rede. Nos minutos finais, o Grêmio passou a pressionar em busca do empate. Mas o gol não saiu e o time gaúcho acumulou o terceiro jogo sem vitória na competição.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2016 – 19ª RODADA
BOTAFOGO 2 x 1 GRÊMIO
Publicidade
Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
Data: 04/09/2016
Horário: 16 horas
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)
Cartões amarelos: Emerson Santos, Joel Carli e Airton (Botafogo); Maicon, Luan, Ramiro e Edílson (Grêmio)
Gols: Camilo (Botafogo) – 20min/1º, Sassá (Botafogo) – 28min/1º e Batista (Grêmio) – 34min/2º
BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo (Emerson Silva), Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Fernandes (Dudu Cearense) e Camilo; Neilton e Sassá (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Jair Ventura
GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace (Ramiro), Maicon (Kaio) e Jailson; Douglas, Luan e Henrique Almeida (Batista)
Técnico: Roger Machado