Três vitórias em quatro jogos. Nove pontos de 12 disputados. O início de Campeonato Brasileiro é ótimo para o Grêmio. Sem ser brilhante, mas muito eficiente, o Tricolor superou a boa marcação do Vasco da Gama na nublada tarde deste domingo, 4, na Arena. O triunfo por 2 a 0 foi construído com um gol de pênalti do artilheiro Lucas Barrios, no primeiro tempo, e um tento anotado por Luan nos acréscimos. O camisa 7, por sinal, chegou a 50 gols com a camisa tricolor e se tornou o maior artilheiro do estádio, com 29 bolas na rede. Na próxima quarta-feira, 7, o Tricolor visita a Chapecoense, na Arena Condá, às 21h45.
Embalado pelo bom momento vivido na temporada, com vagas garantidas nas oitavas de final da Taça Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil, o Grêmio foi de força máxima para o duelo deste domingo. O time é o mesmo que entrou em campo no meio da semana e que bateu o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã. A novidade ficou por conta das presenças de Edilson e Maicon no banco de reservas. Os dois estão recuperados de lesão. Já Miller Bolaños segue fora.
Pelo lado vascaíno, o clima era de otimismo. Após um mau início de temporada, com eliminação na semifinal do Campeonato Carioca e na terceira fase da Copa do Brasil, o Cruzmaltino reencontrou a paz com a torcida ao vencer dois jogos consecutivos, incluindo uma virada emocionante sobre o rival Fluminense em São Januário. O goleador Luis Fabiano, entretanto, foi poupado pelo técnico Milton Mendes. Manga Escobar, destaque no clássico, foi escalado no time titular.
Publicidade
Marcação forte, susto vascaíno e pênalti infantil
Há dois meses no comando do Vasco, Milton Mendes conseguiu reinventar a equipe alvinegra. A fragilidade do início do ano ficou para trás e o time cruzmaltino mostrou uma marcação muito forte, fazendo o Grêmio encontrar dificuldades nos minutos iniciais de jogo na Arena. O Tricolor arriscou logo aos seis minutos, com chute de Ramiro de fora da área, mas sem sustos para Martín Silva.
O Vasco mostrou que não estava para brincadeira. E, em dois minutos, levou muito perigo à meta tricolor. Primeiro com Paulão, aos 10, e depois com Manga Escobar, no minuto seguinte. No primeiro lance, o árbitro até já tinha interrompido o jogo, mas no segundo o torcedor gremista se assustou. O Grêmio só foi ameaçar aos 20 minutos, com Pedro Rocha. Primeiro, ele recebeu passe de Michel e, antes que finalizasse, Martín Silva se antecipou e afastou. Depois, ele recebeu passe de Luan e arriscou de fora da área, mas a bola foi para fora.
Publicidade
A troca de passes não funcionava. Então, o jeito foi tentar na bola aérea. Numa cobrança de escanteio, Pedro Geromel foi derrubado por Wellington e o árbitro assinalou pênalti. Houve muita reclamação dos vascaínos devido a marcação de Sandro Meira Ricci. Lucas Barrios não perdoou e balançou as redes pela 12ª vez com a camisa tricolor. Por pouco, a vantagem do Grêmio não vira pó. Aos 42, Paulão subiu mais alto que Geromel e cabeceou para fora, quase igualando o marcador.
Vasco pressiona, Grêmio controla jogo e perde chances, mas garante vitória
Precisando buscar pontos, o Vasco voltou com postura mais agressiva na etapa final. Aos três minutos, Douglas bateu falta com perigo. Aos seis, em jogada de Matheus Vital, Kannemann tentou afastar e quase marcou contra. Dois minutos depois, Matheus Vital aproveitou rebote e mandou por cima. A pressão carioca era um sinal de alerta de que Renato Portaluppi deveria propor mudanças no time.
Publicidade
O Tricolor só apareceu com perigo no ataque aos 14 minutos, quando Léo Moura cruzou e Martín Silva passou lotado. Barrios, entretanto, não alcançou. O gringo, por sinal, foi o escolhido pelo treinador para deixar o gramado, dando lugar ao recuperado Maicon, fechando um pouco mais a equipe. Já o Vasco, de sangue novo com Nenê e Guilherme Costa, tentava se aproximar do ataque, mas não conseguia levar perigo como anteriormente.
Na reta final, o Grêmio passou a controlar o jogo. E queria definir logo o marcador. Aos 36, Pedro Rocha recebeu lindo passe e tentou driblar o arqueiro adversário, mas perdeu a bola. Depois, em contragolpes, Arthur e Luan também pecaram na hora H. Mas o camisa 7 se redimiu na sua última tentativa na partida. Ele mesmo iniciou a jogada e, após chute de Léo Moura, Gastón Fernandez, que entrou no final do jogo, deixou Luan na boa para marcar o segundo. Vitória por 2 a 0 e festa gremista na Arena.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 – 4ª RODADA
GRÊMIO 2 x 0 VASCO
Publicidade
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 4 de junho de 2017, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (SC/FIFA)
Cartões amarelos: Bruno Cortêz, Lucas Barrios (Grêmio); Gilberto, Wellington, Nenê (Vasco)
Público: 24.600 torcedores
Gols: Lucas Barrios – 37 min/1ºT; Luan – 48 min/2ºT
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Gastón Fernandez), Ramiro (Edilson), Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios (Maicon)
Técnico: Renato Portaluppi
VASCO: Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean (Nenê), Douglas, Wellington, Mateus Vital (Guilherme Costa) e Kelvin; Manga Escobar (Thalles)
Técnico: Milton Mendes
Publicidade