Esportes

Grêmio busca força, velocidade e intensidade com Gustavo Quinteros

A escolha do Grêmio pelo argentino Gustavo Quinteros como treinador foi baseada nas características de força, velocidade e intensidade projetadas para a equipe de 2025. Para os reforços, o modelo de captação do coordenador de análise do clube, Fernando Lázaro, será jogadores baratos e fora dos grandes mercados. A intenção é buscar atletas na faixa entre 25 e 29 anos.

O primeiro nome é o do lateral-direito João Lucas, que estava emprestado ao Juventude. O Santos acertou a venda ao Grêmio. O acordo pelo lateral-direito de 26 anos é de aproximadamente 2 milhões de euros (R$ 12, 8 milhões). O clube gaúcho agora espera exames médicos e a formalização do novo vínculo para anunciá-lo.

LEIA MAIS: Reinaldo se despede do Grêmio após duas temporadas

Publicidade

Em termos de esquema tático, Quinteros desenha um time parecido com o que Renato Portaluppi priorizava. A formação de preferência é o 4-2-3-1, mas pode variar para 4-3-3, conforme o contexto da partida e do adversário. Na linha dos meias, gosta de um ponta mais ofensivo e outro mais construtor, que possa pensar e construir jogadas.

Ao contrário de Renato, o argentino naturalizado boliviano não é um técnico conhecido pela resenha com o grupo de jogadores, mas sim uma relação mais hierárquica. As equipes de Quinteros não necessariamente costumam ter mais posse de bola que o adversário. Normalente são times objetivos, de transições rápidas, que miram sempre o gol adversário, mesmo que em poucos toques na bola. Apesar do jeito enérgico na beira do campo, mostra ser uma pessoa de fácil convivência no dia a dia, tanto no clube como com os profissionais da imprensa.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.