O Grêmio encarou o Caxias na noite deste sábado, 7, na Arena, em confronto válido pela nona rodada do Campeonato Gaúcho 2015. Precisando vencer para voltar a zona de classificação para as quartas-de-final do Estadual, o Tricolor finalmente voltou a conquistar os três pontos diante do seu torcedor. A vitória por 3 a 1 sobre os visitantes fez o time comandado por Felipão quebrar um jejum de mais de um mês sem vencer na Arena. A última vitória em casa havia acontecido no dia 31 de janeiro, quando o Grêmio derrotou o União Frederiquense por 3 a 0. Naquele jogo, Barcos e Marcelo Moreno ainda formavam a dupla de ataque gremista.
Com o triunfo, o Tricolor avançou na tabela e pulou momentaneamente para a terceira colocação, com 14 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio viaja para Erechim, onde enfrenta na próxima quarta-feira, 11, o Ypiranga, às 22 horas, no Estádio Colosso da Lagoa. Já o Caxias vive situação dramática no campeonato. O clube estaciona na 11ª posição, com oito pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento. Também na próxima quarta, às 17 horas, a equipe recebe o Lajeadense no Estádio Centenário, buscando a reabilitação.
Para o importante duelo deste sábado, o técnico Luiz Felipe Scolari ainda não contou com a presença do centroavante uruguaio Braian Rodriguez. O novo reforço gremista não foi relacionado para o confronto, pois seu nome ainda não foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol. Ele deve fazer sua estreia com a camisa tricolor somente na próxima rodada. O meia Giuliano voltou a iniciar uma partida como titular após quase seis meses. Na marcação, sem contar com Walace, lesionado, Felipão escalou Marcelo Oliveira na posição, promovendo a volta de Marcelo Hermes para a lateral esquerda. O argentino Matias Rodriguez, destaque do Grêmio no Gre-Nal disputado no último domingo, deu lugar a Rafael Galhardo.
Publicidade
Douglas salva primeiro tempo ruim com golaço
O Grêmio começou o jogo pressionando os visitantes, com marcação forte no campo de ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, Marcelo Oliveira aproveitou vacilo da defesa do Caxias e chutou forte de fora da área, levando perigo ao gol defendido por Renan, goleiro com passagem pela Seleção Brasileira. Mas o ritmo intenso do Tricolor nos minutos iniciais parou por aí. A equipe passou a errar passes em sequência, principalmente com Douglas e Fellipe Bastos, irritando a torcida. Numa dessas jogadas erradas, aos 10 minutos, o Caxias poderia ter aberto o placar em um contra-ataque pelo lado direito após Karl roubar bola de Marcelo Oliveira. Mailson demorou demais para tocar a bola e preferiu o chute, mas mandou fraco e torto. De volta ao time titular, Giuliano deu um susto nos torcedores gremistas presentes na Arena após uma dividida com Rodrigo Arroz. Ele foi atendido e voltou para o campo.
Douglas foi o destaque do Grêmio neste sábado, com gol e assistência
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Publicidade
Após muitas tentativas erradas no campo de ataque, o Grêmio chegou com força aos 20 minutos. Em levantamento para a área, Mamute ajeitou com o peito para Luan, que pegou de primeira e mandou para fora. O Caxias respondeu sete minutos depois, aproveitando novo vacilo de Marcelo Oliveira. Ele perdeu a bola para Mailson, que foi parado com falta por Rhodolfo. Na cobrança, Rafael Carioca chutou desviado e a bola quase foi parar dentro do gol defendido por Marcelo Grohe.
O susto sofrido em um lance despretensioso acordou o Tricolor, que criou duas ótimas chances de gol em sequência. Aos 31, Marcelo Hermes fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para Giuliano, que entrou livre dentro da área. Ele chutou e Renan fez grande defesa. Na continuação da jogada, Douglas arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da meta adversária. Depois de um novo momento de instabilidade em campo, o Grêmio finalmente deu uma alegria ao torcedor presente na Arena. E com um raro gol na história do clube. Douglas bateu escanteio e mandou direto para o gol. Renan saiu mal e a bola morreu no fundo da rede. Gol olímpico para deixar a situação do Tricolor mais tranquila na saída para o intervalo.
Susto e alívio na etapa final
Publicidade
A etapa complementar teve início semelhante ao primeiro tempo, com o Grêmio pressionando o Caxias. O apagado Luan tentava criar chances, mas esbarrava na defesa caxiense. Já Douglas mostrou que estava inspirado e quase ampliou o placar aos cinco minutos. Pela direita, ele tentou cruzamento com o pé esquerdo e mandou direto para o gol, tentando surpreender Renan. Desta vez, a bola foi para fora, mas o meia arrancou aplausos dos torcedores. A resposta dos visitantes foi no minuto seguinte. Rafael Carioca arriscou de fora da área e a bola passou à esquerda de Grohe. Aos 13, Douglas armou contra-ataque e tocou para Luan, que chutou fraco e Renan defendeu. Dois minutos depois, Mamute recebeu bom passe pela direita e chutou cruzado, para defesa fácil do arqueiro grená.
Aos 19, Douglas apareceu novamente. Após jogada pela direita, a zaga do Caxias afastou mal e a bola parou nos pés do meia. Ele tirou de Rodrigo Arroz e tentou mandar no ângulo. Por muito pouco, a bola não entrou. De tanto insistir, o Grêmio foi premiado aos 27 minutos. Marcelo Oliveira roubou a bola no campo de defesa e lançou Everaldo, que acabara de substituir Luan. Ele chutou cruzado, Renan defendeu mal e Marcelo Oliveira aproveitou o rebote, marcando seu primeiro gol com a camisa tricolor. Com o 2 a 0, o Grêmio parecia ter liquidado de vez o Caxias. Mas não foi o que aconteceu. No minuto seguinte, após cobrança de lateral para a área gremista, Reinaldo tocou de cabeça e acertou a trave. A jogada ensaiada se repetiu no minuto seguinte e o Caxias chegou ao gol. Na cobrança de lateral, Marcelo Grohe saiu mal do gol e Vanderlei, ganhando de dois zagueiros, desvia de cabeça, mandando a bola para o fundo da rede.
O polivalente Marcelo Oliveira comemora seu primeiro gol com a camisa tricolor
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Publicidade
A falha parece ter abalado Marcelo Grohe, que recentemente foi convocado pelo técnico Dunga para defender a Seleção Brasileira. Aos 34, em cobrança de escanteio, o arqueiro gremista saiu mal de novo e Breno cabeceou. Desta vez, Marcelo Oliveira salvou quase em cima da linha. Passado o susto, o Grêmio se reorganizou e aproveitou os espaços deixados pela defesa grená. Aos 37, Douglas deu belo passe para Mamute, que arrancou, ganhou do zagueiro adversário e chutou na saída de Renan, garantindo os três pontos para o Tricolor na Arena, algo que não acontecia desde a primeira rodada do Estadual.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2015
GRÊMIO x CAXIAS
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Data: 7 de março de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Luís Teixeira Rocha
Cartões amarelos: Rhodolfo e Yuri Mamute (Grêmio); Reinaldo (Caxias)
Cartão vermelho: André Luiz (Caxias)
Público presente: 23.055 torcedores
Gols: Douglas (Grêmio), aos 40 minutos do 1º tempo; Marcelo Oliveira (Grêmio), aos 27, Vanderlei (Caxias), aos 30 e Yuri Mamute (Grêmio), aos 37 minutos do 2º tempo
Publicidade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Giuliano (Araújo), Douglas e Luan (Everaldo); Yuri Mamute (Everton)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CAXIAS: Renan; André Luiz, Rodrigo Arroz e Breno; Léo Carioca, Rafael Carioca, David, Karl e Patrick; Mailson (Vanderlei) e Reinaldo (Charles Chad)
Técnico: Paulo Turra
This website uses cookies.