O Grêmio enfrentou o Fluminense nesta quinta-feira, 15, no Maracanã, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 2 a 0, com gols de falta. Edílson marcou aos sete minutos do primeiro tempo e Luan aos 34 minutos do segundo tempo. Na classificação, o Grêmio é o 2º colocado com 18 pontos, enquanto o Fluminense ocupa a 10ª posição, com 10 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte, na segunda-feira, 19, às 20 horas. O Fluminense terá o clássico contra o Flamengo no Maracanã, no domingo, 18, às 16 horas.
PRÉ-JOGO
O Grêmio contava com um ótimo retrospecto diante dos cariocas no ano. Pelo Brasileirão, venceu Botafogo e Vasco por 2 a 0 na Arena. Na Copa do Brasil, eliminou o Fluminense nas oitavas de final com vitórias por 3 a 1 e 2 a 0. A única derrota aconteceu com os reservas, diante do Flamengo em Brasília pela Primeira Liga, com o placar de 2 a 0. O técnico Renato Portaluppi não poderia contar com Miller Bolaños, Marcelo Oliveira, Lucas Barrios, Léo Moura, Douglas, Jael e Beto da Silva, todos entregues ao departamento médico. O Fluminense, em busca de uma revanche, tinha uma lista extensa de desfalques: Luiz Fernando, Douglas, Orejuela, Wellington Silva, Renato Chaves, Gum, Pierre e Sornoza. Após não enfrentar o Palmeiras, o atacante Richarlison estaria em campo. O jogador foi alvo do clube paulista, que teria oferecido R$ 40 milhões e outros quatro atletas.
Publicidade
1º TEMPO
A primeira finalização saiu aos quatro minutos. Após troca de passes, Pedro Rocha acionou Luan, que entre os zagueiros Henrique e Reginaldo, conseguiu concluir com o pé direito. Júlio César pegou firme, no centro do gol. Aos seis minutos, Luan sofreu falta de Reginaldo na intermediária. Na cobrança, Edílson soltou uma bomba de direita e acertou o ângulo direito de Júlio César. Aos nove minutos, Henrique Dourado rolou a bola na grande área e Gustavo Scarpa bateu prensado na marcação. A bola chegou a tocar no braço esquerdo de Michel. Já aos 11, Léo cobrou lateral da esquerda na grande área, Reginaldo desviou de calcanhar e Richarlison bateu de canhota no canto direito, na saída de Marcelo Grohe. O árbitro demorou, mas anulou o gol por impedimento na jogada.
Aos 15, Wendel recebeu de Gustavo Scarpa e arrematou da entrada da área. Marcelo Grohe defendeu o chute rasteiro. O jogo entrou em uma fase de poucas jogadas efetivas, mas uma disputa intensa no meio-campo. Quem não tinha a posse de bola, buscava roubá-la de forma incessante. A forte marcação exercida por ambos inviabilizava a criação de oportunidades. Um outro lance polêmico aconteceu aos 43 minutos. Pedro Geromel tentou interceptar um lançamento, mas se atrapalhou e acabou atingindo Richarlison na meia-lua. O árbitro entendeu a jogada como normal e mandou seguir. Já aos 47, Henrique Dourado escapou da marcação de Edílson na meia esquerda e arrematou de canhota. A bola passou perto, à esquerda de Marcelo Grohe.
Publicidade
Grêmio venceu o Fluminense pela terceira vez no ano
Foto: Nelson Perez/Fluminense
2º TEMPO
Publicidade
Para a etapa final, o técnico Abel Braga colocou Lucas Fernandes na vaga de Léo. E logo no primeiro minuto, tabelou com Gustavo Scarpa, deixou Kannemann para trás e bateu cruzado. A bola saiu à direita de Marcelo Grohe. No minuto seguinte, Michel perdeu a bola para Gustavo Scarpa, que acionou Wendel na entrada da área. A finalização saiu sem força e Marcelo Grohe defendeu. A pressão do Fluminense prosseguiu. Aos quatro, Wendel invadiu a área pela esquerda e tentou tirar de Marcelo Grohe para fazer o gol. Kannemann cortou na pequena área, Richarlison pegou mal no rebote e mandou a bola na ponta direita. O Grêmio ameaçou aos 14 minutos. Edílson conduziu a bola pela meia direita e soltou um foguete. A bola passou rente ao ângulo esquerdo de Júlio César. Aos 16, Luan passou por três marcadores e acionou Arthur. A finalização saiu em cima do goleiro Júlio César e Luan pegou de primeira no rebote. A bola saiu à direita.
Para dar mais força ofensiva, o técnico Renato Portaluppi trocou Maicon por Everton aos 17. Logo depois, Pedro Rocha saiu para a entrada de Fernandinho. Outra troca no Fluminense aconteceu aos 30 minutos. O atacante Pedro foi para o jogo na vaga do meia Gustavo Scarpa. Aos 31, Fernandinho cometeu falta em Lucas Fernandes pela esquerda. Wendel levantou na área e Pedro cabeceou à esquerda. Já aos 33, Fernandinho foi derrubado por Lucas no bico da grande área pela esquerda. Luan recebeu a liberação de Edílson para cobrar a falta. O camisa 7 tirou da barreira e colocou no ângulo direito de Júlio César. O Grêmio ampliava a vantagem com mais um gol em bola parada. Aos 37, Wendel cobrou escanteio da esquerda com efeito e Marcelo Grohe espalmou para evitar um gol olímpico. Já aos 41, Lucas deu uma solada em Luan e foi substituído por Renato. Com muitas dores na perna direita, Luan saiu para o ingresso de Gastón Fernández. O Grêmio administrou a vantagem nos minutos restantes e garantiu a terceira vitória em casa na competição.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A – 7ª RODADA
Publicidade
FLUMINENSE 0 x 2 GRÊMIO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de junho de 2017, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Henrique, Mateus Norton, Marcos Calazans e Henrique Dourado (Fluminense); Edílson, Fernandinho e Everton (Grêmio)
Gols: Edílson (Grêmio) – 7min/1º e Luan (Grêmio) – 34min/2º
FLUMINENSE: Júlio César; Lucas (Renato), Reginaldo, Henrique e Léo (Lucas Fernandes); Mateus Norton, Wendel, Marcos Calazans e Gustavo Scarpa (Pedro); Richarlison e Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Everton), Ramiro, Arthur e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan (Gastón Fernández)
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade