O clássico Gre-Nal 442 será o primeiro a ser disputado fora do Rio Grande do Sul. Neste sábado, 22, às 17h30, Grêmio e Internacional se enfrentam no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 11ª rodada do Brasileirão. O Internacional chega em melhor condição para a partida. Venceu o Corinthians na última rodada e soma 14 pontos, na nona colocação. O Grêmio tem apenas seis pontos e está na penúltima posição da tabela.
LEIA MAIS: Messi bate recorde na vitória da Argentina diante do Canadá na Copa América
O Grêmio espera por lotação máxima no espaço de 35,9 mil ingressos disponibilizados. Em poucas horas após a abertura, os colorados esgotaram os 2 mil ingressos para o setor visitante.
Publicidade
Edenilson atuou em 306 jogos, marcou 48 gols e concedeu 32 assistências pelo Inter. Desta vez, estará no outro lado. Ele não deve ser titular. A tendência é de Carballo na vaga de Pepê, suspenso por expulsão. Wesley é o grande nome colorado. Com seis gols em 19 jogos, alcançou Valencia na artilharia do ano. Somente no Brasileirão, marcou quatro vezes.
LEIA MAIS: Avenida vende ingressos para jogo contra o Brasil de Pelotas
Embora haja mistério nas escalações, é certo que os rivais estarão desfalcados de alguns dos principais destaques. Muito pela condição do calendário brasileiro, que seguiu normalmente com o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América. Além disso, as lesões também atrapalham a nominata.
Publicidade
São cinco jogadores da dupla presentes no torneio de seleções nos Estados Unidos. Os gremistas Villasanti e Soteldo representam Paraguai e Venezuela, respectivamente. Enquanto os colorados Rochet, Valencia e Borré estão com Uruguai, Equador e Colômbia, nesta ordem.
LEIA MAIS: Seleção masculina perde para o Canadá e adia classificação na Liga das Nações
Exatamente por serem selecionáveis, esses jogadores têm enorme destaque nos rivais gaúchos. Do lado azul, Villasanti tornou-se um dos melhores volantes do futebol brasileiro, e Soteldo chegou neste ano com status de grande reforço.
Publicidade
Na parte vermelha, Rochet e Valencia estão no Beira-Rio desde o ano passado e já mostraram valor dentro do elenco, enquanto Borré desembarcou em Porto Alegre nesta temporada para ser protagonista de um clube que busca sair da fila de títulos. O colombiano custou mais de R$ 30 milhões.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai iniciar Gauchão de futsal nas categorias de base
Não bastasse a Copa América, o departamento médico também desfalca Grêmio e Inter. Diego Costa, principal contratação gremista e “substituto” de Luis Suárez, sofreu lesão muscular na coxa esquerda e ficará fora de ação por, pelo menos, dois meses.
Publicidade
Já Alan Patrick, camisa 10 e uma das lideranças do vestiário colorado, teve um estiramento na coxa esquerda e foi baixa nos últimos jogos. Em recuperação, o meia não tem presença garantida no clássico, que seria o quarto desfalque de peso do time, três no setor ofensivo.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
A principal dúvida aparece em quantos jogadores antes considerados titulares, que estiveram ausentes em Florianópolis, retornarão ao time. Uma volta certa é a de Vitão, que cumpriu suspensão. A boa atuação de Robert Renan deixa o retorno de Renê em suspense, ainda que o camisa 6 tenha a confiança do treinador. No meio-campo, Thiago Maia volta a ficar à disposição, o que indica uma permanência de Fernando na zaga. Mas não se pode descartar Mercado ao lado de Vitão e Fernando como volante.
Publicidade
Com Aránguiz preservado, Bruno Henrique exerceu o papel de homem central do meio. Um retorno do chileno mexeria no posicionamento do camisa 8. Pelo bom rendimento, Wesley é figura certa no Gre-Nal, mas pode aparecer em qualquer dos lados. Com Wanderson, ele seguirá jogando pela direita. Se Wanderson sair, Wesley será deslocado para o lado esquerdo. Coudet, assim, voltaria a montar a linha de três à frente do seu primeiro volante com dois meias e um extrema de origem.
LEIA MAIS: Dorival Júnior fecha último treino e testa duas mudanças para estreia do Brasil
Ausente dos dois últimos jogos, Alan Patrick pode ser um reforço. Com o camisa 10, Coudet tem a condição de voltar a ter um meia com capacidade maior de definição próximo a Alario. A presença de Alan Patrick favorece ainda mais para uma escalação tendo Bruno Henrique e Aránguiz juntos, com Wesley na esquerda.
Sem Alan Patrick, porém, Coudet terá de decidir pela manutenção ou não de Hyoran, de atuações pouco destacadas nos últimos jogos. Uma alternativa para ter um segundo atacante mais efetivo próximo de Alario é Wesley nessa função. O camisa 21 atuou adiantado formando dupla com Alario no segundo tempo do jogo com o Vitória. Essa formação daria ao Inter a chance de ter um atacante veloz mais próximo do centro da zaga que gremista, que será formada Kannemann e Geromel, que já não têm a velocidade como ponto forte.
LEIA MAIS: Liga Futsal do Interior terá oitava rodada nesta sexta-feira
A expulsão de Pepê já garante a ausência de um volante e o bom desempenho recente do argentino indicam que ele será titular no sábado. No entanto, a ideia de ter um terceiro volante para aparecer no decorrer do jogo ou com um posicionamento diferente. No primeiro clássico do ano, por exemplo, Dodi atuou aberto pelo lado direito. Edenilson é um jogador que pode fazer essa função e seria opção para Renato ter um terceiro volante de ofício sem a necessidade de abrir mão do seu sistema 4-2-3-1 com Cristaldo como meia central. Quem não estava à disposição diante do Fortaleza por suspensão e retorna para o Gre-Nal é Galdino, que foi titular, por exemplo, no confronto decisivo com o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores.
Os jogos recentes do Inter têm sido marcados por altas taxas de posse de bola, mas com pouca criação ofensiva. O time de Coudet tem encontrado dificuldades para superar defesas fechadas e acaba usando muitos dos cruzamento. Estar bem postado para o jogo aéreo será importante para o Grêmio conter essa jogada. A principal arma individual colorada é Wesley, autor de dois gols nos últimos dois jogos.
LEIA MAIS: Roberto Baggio é assaltado e agredido em casa durante jogo da Eurocopa
Assim como Renato irá olhar problemas do Inter, Coudet também vai procurar explorar fragilidades do Grêmio. Um ponto fraco que o Tricolor tem demonstrado nos últimos jogos é a transição defensiva. O time gremista tem deixado espaços quando perde a bola e precisa recompor. Outro problema que o Grêmio demonstra em alguns jogos é o espaço entre os setores. Ao movimentar rápido a bola, os adversários têm encontrado furos na chamada entrelinha.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2024 – 11ª RODADA
GRÊMIO x INTERNACIONAL
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 22/06/2024, sábado
Horário: 17h30
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Transmissão: Rádio Gazeta, Globo e Premiere
GRÊMIO: Marchesin; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Carballo e Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e JP Galvão
Técnico: Renato Portaluppi
INTERNACIONAL: Fabrício; Bustos, Vitão, Fernando e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Thiago Maia e Hyoran ou Alan Patrick; Wesley e Alario
Técnico: Eduardo Coudet
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.