Esportes

Gre-Nal 440: um clássico de momentos distintos

A 26ª rodada do Brasileirão contará com vários clássicos. Um deles será o Gre-Nal 440. Neste domingo, às 16 horas, os rivais se enfrentam no Beira-Rio em momentos bem diferentes. O Internacional vem de uma dura eliminação nas semifinais da Libertadores para o Fluminense, no meio de semana, sofrendo derrota por 2 a 1 em casa, com virada nos minutos finais. O revés faz com que a diretoria projete apenas 35 mil torcedores para o clássico.

Como priorizou a competição continental, o Inter estacionou nos 29 pontos, a três da zona de rebaixamento. O lateral-direito espanhol Hugo Mallo é desfalque por suspensão e dará lugar a Bustos. Outra novidade, ao menos na lista de relacionados, deve ser o atacante santa-cruzense Pedro Henrique, recuperado de fratura no braço.

LEIA TAMBÉM: Confira as escalações para o Gre-Nal 440

Publicidade

Eduardo Coudet lamentou muito a eliminação, mas quer ver o Inter olhando para frente. “Temos que ter a cabeça positiva. Tínhamos de estar pensando na final da Libertadores. É uma dor muito grande, o, mas vamos nos levantar e mirar lá na frente novamente”, frisa o técnico.

INTER PELA REDENÇÃO EM CASA

Considerado “vilão”, por ter perdido dois gols que custaram a eliminação para o Fluminense na Libertadores, o equatoriano Enner Valencia espera dar a volta por cima em seu primeiro clássico. Ele tem quatro gols com a camisa colorada, todos no torneio continental.

LEIA TAMBÉM: Internacional condena mensagens racistas direcionadas a Enner Valencia

Publicidade

GRÊMIO: ÚLTIMO ATO CONTRA O RIVAL

Principal contratação da temporada, Luis Suárez deve fazer seu último clássico, já que não permanecerá no Tricolor em 2024. O atacante uruguaio soma 20 gols e 12 assistências em 2023. Ao todo, o camisa 9 lidera com 32 participações em gols.

Árbitro mineiro apitará a partida pela primeira vez

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu na terça-feira o árbitro que será o responsável por apitar o Gre-Nal 440 neste domingo, no Beira-Rio. Trata-se de Paulo César Zanovelli da Silva, 33 anos. Será o primeiro clássico do juiz mineiro, integrante do quadro da Fifa. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Guilherme Dias Camilo (MG). O VAR será Igor Junio Benevenuto, também de Minas Gerais. Todos integram o quadro da Fifa.

Neste ano, Zanovelli esteve em três jogos do Grêmio – Santos, Goiás e Bragantino. Na Vila Belmiro, deu cartões vermelhos para o técnico Renato Portaluppi e o lateral-esquerdo Reinaldo.

Publicidade

Paulo Zanovelli da Silva: quadro da Fifa | Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Renato descarta facilidades no Gre-Nal 440 de domingo

Pelo lado colorado, foi árbitro em duas oportunidades. Primeiro, no duelo contra o Santos (empate por 1 a 1), depois na vitória do Inter contra o São Paulo no Beira-Rio, por 2 a 1. No confronto entre Corinthians e Goiás, que terminou 1 a 1, no Itaquerão, um lance inusitado chamou a atenção.

Aos 5 minutos do segundo tempo, Maguinho, do Goiás, estava com a bola e Wesley o marcava. Ambos escorregaram ao mesmo tempo, e Zanovelli marcou a falta para a equipe goiana. O detalhe, conforme mostram as imagens, é que não houve sequer contato entre os atletas.

Publicidade

“O Grêmio não é favorito”, afirma Renato Portaluppi

O Grêmio, por outro lado, já estava focado no Brasileirão e briga pelas primeiras posições. Está há três jogos invicto: empatou com o Corinthians por 4 a 4, venceu o Palmeiras por 1 a 0 e empatou com o Fortaleza por 1 a 1, chegando a 44 pontos.

O técnico Renato Portaluppi adotou tom de mistério para o clássico, mas não deve mexer drasticamente na escalação. A principal dúvida é em relação ao atacante João Pedro Galvão, substituído no último jogo por dores na virilha. A tendência é que ele não vá a campo e seja substituído por Ferreira.

Outra mudança será no meio-campo. Villasanti cumpriu suspensão e retorna no lugar de Nathan, formando o setor de volantes com Carballo e Pepê. Na zaga, Pedro Geromel e Kannemann permanecerão como titulares – algo que não acontece em um Gre-Nal desde o fim de 2021, por conta de lesões.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grêmio divulga lesões do goleiro Felipe Scheibig e do volante Mila

Na visão de Renato, se o Inter tivesse avançado à final da Libertadores, poderia ir para o jogo em clima de festa. Com a queda, a obrigação de resposta aumentou bastante. “Há uma grande chance de o Inter se recuperar se vencer o Gre-Nal. Eu conversei com o meu grupo sobre isso. O Grêmio não é favorito, independentemente da posição ou do contexto do jogo, é um Gre-Nal. Vamos buscar a vitória como sempre, já que ainda sonhamos com o título”, afirmou.

No primeiro turno, em 21 de maio, o Grêmio venceu o rival por 3 a 1 na Arena, com gols de Suárez, Villasanti e Bitello, que se transferiu para o Dínamo Moscou, da Rússia. Já no confronto válido pelo Gauchão, o Tricolor fez 2 a 1. Vina, que foi embora para o futebol árabe, e Carballo, nos acréscimos, balançaram as redes. Alan Patrick fez para o Inter.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.